O Portal do Norte do Paraná
Região

UEL realiza eleição para escolha da nova reitoria nesta terça-feira

A comunidade universitária vai às urnas nesta terça-feira (12) para eleger o novo reitor e vice-reitor da UEL (gestão 2022/2026). Pela primeira vez o pleito será realizado de forma eletrônica, das 8 às 22 horas, via sistema SAELE, software público, que deverá facilitar a participação dos membros da comunidade com economia e agilidade, possibilitando a divulgação do resultado de forma célere e confiável. O segundo turno está agendado para 27 de abril.

Conforme a Resolução que estabelece Regimento Eleitoral, aprovado em dezembro passado, a eleição direta para escolha dos novos dirigentes da UEL é a primeira etapa para composição da lista tríplice que será elaborada pelo Conselho Universitário para ser enviada ao Governador, para a nomeação do Reitor e Vice-reitor. Os novos dirigentes tomam posse em 10 de junho próximo.

De acordo com o Regimento Eleitoral, podem participar da votação professores e agentes universitários em pleno exercício das funções ou em licença com vencimentos, além dos estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados. Nesta eleição o Regimento também considerou eleitores, no seu artigo 3º, parágrafo 1º, os docentes e agentes com contrato de trabalho por prazo determinado.

Ao todo mais de 21.494 mil eleitores poderão participar do pleito, sendo que a votação não é obrigatória. O colégio eleitoral da UEL é formado por 17.336 estudantes de graduação e de pós-graduação. Ao todo são 1615 professores efetivos e temporários e 2.543 agentes universitários (efetivos e temporários) aptos a votar. A votação será realizada de acordo com o voto paritário proporcional, com o mesmo peso para cada uma das três categorias de eleitores.

Para votar os eleitores devem acessar a página do SAELE, selecionar a categoria à qual pertencem e clicar em “votar”. Em seguida, devem fazer login com número de matrícula ou chapa funcional. Uma tela será aberta onde o eleitor poderá conferir os números das chapas. Depois de checar o candidato escolhido e digitar o número correspondente à chapa, o eleitor deve confirmar o voto. Há também a possibilidade de votar em “Branco” ou “Nulo”, digitando as letras “B” ou “N” na tela de votação.

Quatro chapas na disputa

O total de quatro chapas estão inscritas para esta disputa. Chapa 1: professores Gabriel Giannattasio (CCH) e Marcelo Canteri (CCA); Chapa 2: Frederico Garcia Fernandes (CCH) e Patrícia Mendes Pereira (CCA); Chapa 3: Marta Regina Favaro (CECA) e Airton Petris (CCS) e Chapa 4: Nilson Magagnin Filho (CTU) e Laura Brandini (CCH). Os números foram sorteados pela Comissão Eleitoral responsável pela organização, acompanhamento e apuração de todo o processo de escolha direta.

Nas últimas duas semanas, todas as chapas realizaram visitas e participaram de três debates oficiais organizados pela Comissão, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências Humanas (CCH) e Centro de Ciências da Saúde (CCS). Todos os debates foram acompanhados por um bom público, com direito à transmissão via plataforma Youtube. O objetivo foi organizar uma discussão de bom nível, possibilitando a apresentação de propostas de forma igualitária para todas as quatro chapas.

A Comissão Eleitoral também disponibilizou um portal com informações acerca do processo de votação e espaço para que todos os candidatos divulgassem suas mídias com conteúdos para os eleitores. Nesse espaço virtual é possível acessar informações sobre as propostas de cada chapa, que trazem temas relacionados à academia, melhorias no ambiente de trabalho, recomposição de pessoal, relacionamento com o governo e com a sociedade civil entre outros.

Resultado – No dia 12, após o encerramento da votação, a Comissão Eleitoral se reunirá na Sala dos Conselhos, no Campus da UEL, com representantes das quatro chapas. O resultado deverá ser tabulado e homologado pela Comissão logo após. A Coordenadoria de Comunicação deverá divulgar o resultado oficial no Portal Perobal ainda na noite desta terça-feira.

Via:Tarobá News

SINTONIZE COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Iapar Londrina abre vagas para curso de degustação de café

Cãozinho de vídeo na Leste-Oeste é encontrado na casa da dona

Arapongas começa a utilizar Botão do Pânico

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais