O Portal do Norte do Paraná
Policial

UEL aprova retorno do vestibular em duas fases: março e abril de 2023

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou nesta quinta-feira (31) o retorno do modelo tradicional do Vestibular da UEL, que em 2023 será realizado em duas etapas – dia 5 de março (1ª fase) e dias 2, 3 e 4 de abril (2ª fase). O Conselho também aprovou a data da Prova de Habilidade Específica destinada aos candidatos ao curso de Música, que será aplicada em 4 de dezembro deste ano. De acordo com o cronograma aprovado, o resultado final do Vestibular será divulgado em 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.

Em 2021 e 2022, por conta da pandemia do novo Coronavírus e a consequente necessidade de distanciamento social, a UEL excepcionalmente alterou o modelo do concurso. As provas foram aplicadas em fase única, com 50 questões sobre o conteúdo do Ensino Médio e mais a prova de Redação. Além da prova em fase única, a logística do Vestibular exigiu menos alunos em sala e cuidados com higienização de locais, uso de máscaras e disponibilização de álcool para vestibulandos e equipe.

A avaliação da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL é de que os dois últimos concursos foram bem-sucedidos, mantendo as características de prova temática e interpretativa. Segundo a Coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, o retorno do Vestibular em duas fases beneficia o candidato que volta ter a possibilidade de apresentar de forma mais detalhada o conhecimento aprendido durante o Ensino Médio. Ela explica que a 1ª Fase traz a prova de Conhecimentos Gerais, classificatória para a segunda fase.

A partir da definição do modelo, a equipe técnica da Cops fará um levantamento de custos para apresentar a proposta de preço público de inscrição. A proposta deverá ser levada para análise e deliberação do Conselho de Administração (CA) ainda neste mês de abril.

Provas

A 1ª fase será realizada no dia 5 de março, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). A 2ª fase terá três dias: 2 de abril – questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já dia 3 de abril é destinado para prova discursiva de Conhecimentos Específicos e dia 4 de abril, Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

De acordo com o cronograma aprovado pelo CEPE, a primeira chamada dos aprovados será divulgada em 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.

Via: UEL

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Em Apucarana: Gestante adolescente é atingida por tiro

Justiça determina que acusado de matar esposa com golpes de faca em Sarandi vá a júri popular

Gaeco apreende caixas de máscaras e luvas armazenadas por empresa em Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais