A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Eventos  ›  Três orquestras e um encontro de música e projetos sociais

Três orquestras e um encontro de música e projetos sociais

Publicado em: 18 jul 2019

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Na noite desta quarta-feira (17), Rolândia recebeu o concerto Três Orquestras: Um encontro, evento promovido pelo 39º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). As Orquestras Arte & Vida (Arapongas), da Rocinha (RJ) e a Illuminare (São Martinho) se uniram em uma belíssima apresentação na Igreja São Paulo Apóstolo.

Entre o público, ouvidos atentos de todas as idades acompanharam os acordes do repertório que contemplou músicas internacionais e música popular brasileira, passando pelo mestre sanfoneiro Dominguinhos, música nordestina, temas de filmes infantis e pop. E é claro que não podia faltar o samba do Rio de Janeiro.

Os maestros Claudemir Trevisan (Arte & Vida), Rodrigo Belchior (Rocinha) e João Miguel Aiub (Illuminare) se revezaram na regência. A apresentação em Rolândia contou com a participação exclusiva da Banda Pé Vermelho, coordenada pelo maestro Claudemir Trevisan.

Para Rodrigo Belchior, a música tem poder transformador.

 

 

Os cerca de 80 músicos também se apresentaram em Jataizinho, no último domingo (14) e na abertura do Kids Festival em Londrina, na segunda-feira (15). No próximo sábado (20), as três orquestras irão gravar um DVD ao vivo no Cine Teatro Mauá, em Arapongas. Os ingressos para a gravação esgotaram no início desta semana.

Segundo, Marcelo Emygdio, diretor geral do Centro de Convivência Arte & Vida, o objetivo do encontro, além da troca de conhecimento, de experiências, de vivências e saberes, é aprimoramento músico-instrumental dos integrantes das orquestras, que se originaram de projetos sociais, “o que demonstra o papel transformador advindo de ações que são realizadas pela sociedade civil, pela garra dos voluntários que dedicam parte de seu tempo para construir uma sociedade melhor”, reforça.

União de orquestras

Esta união de orquestras está em sua segunda edição. Em 2018, a Orquestra Arte & Vida convidou a Orquestra de Câmara da Rocinha, formada por 36 jovens de 11 a 20 anos, para vir ao Paraná e foi a primeira apresentação fora do Rio de Janeiro feita pelos músicos. Arte & Vida e Rocinha se apresentaram juntas na abertura da Semana Kids do 38º FIML.

A parceria entre as duas Orquestras nasceu em 2017, quando os artistas paranaenses visitaram a Escola de Música da Rocinha (EMR). Este ano, a Orquestra Illuminare do Distrito de São Martinho foi convidada a integrar o grupo.

Ainda em 2018, as duas Orquestras se apresentaram na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Rolândia, na Guarda Mirim, em Londrina, e no Cine Teatro Mauá, em Arapongas – com a participação especial do músico Pitágoras Gonçalves (EUA), ao piano. Paralelamente foram realizados masterclass ministrados pelo casal de músicos, Cléusia e Pitágoras Gonçalves.

 

 

Conheça mais sobre os projetos:

Arte & Vida

O Centro de Convivência Arte & Vida foi fundado no ano de 2005, na cidade de Arapongas (PR), atua no tripé do desenvolvimento da arte, da cultura e do protagonismo social. O objetivo da Arte & Vida é garantir espaços e ações que visem o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, possibilitando acessos a experiências, manifestações culturais e esportivas, o desenvolvimento do protagonismo, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade e de risco social.

Em 2014, foi criada a Orquestra Arte & Vida com o intuito de difundir a cultura musical e sua diversidade. A regência dos trabalhos e a coordenação musical ficam a cargo do Maestro Claudemir Trevisan, que tem sobre sua batuta 45 integrantes, sendo músicos voluntários e alunos do ciclo avançado das oficinas de sopro, percussão e cordas.

Atualmente, a Arte & Vida atende mais de 200 crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos, nas oficinas de: música instrumental, teatro, ballet clássico, ginástica rítmica, dança contemporânea e artes integradas (karatê).

A Orquestra Arte & Vida gravou oficialmente com a autorização de direitos autorais a música Garota de Ipanema, em um CD Faixa Bônus, contando com o patrocínio da Lei Federal de incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Orquestra de Câmara da Rocinha

A Escola de Música da Rocinha (EMR) funciona desde 1994 oferecendo cursos de música gratuitos para moradores da Rocinha e comunidades do entorno como Vila Canoas, Parque da Cidade e Vidigal. Atualmente atende em torno de 280 crianças e jovens, e ao longo desses anos vem alcançando resultados importantes no campo social e educacional, contribuindo para a formação de seus alunos e, em alguns casos, para sua inserção no mercado de trabalho na área musical.

Cerca de 20 alunos já ingressaram na faculdade de Música e muitos outros atuam profissionalmente como músicos ou professores na área. A ERM comemorou 25 anos no mês de junho.

A escola funciona no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, ocupando um andar do prédio localizado em frente à Rocinha, pertencente à Prefeitura do Rio. Formada por 50 jovens e regida por Rodrigo Belchior, apresenta repertório variado que enfatiza a música popular em versão orquestral.

Desde 2015, patrocinada pela Repsol Sinopec Brasil e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, o projeto vem se aprimorando e hoje oferece 12 modalidades de cursos de instrumentos, além de canto coral, teoria e percepção, prática de conjunto e de orquestra.

“A Escola de Música da Rocinha entende que a experiência de tocar em outro estado é extremamente enriquecedora para os alunos, pois abre novos olhares, possibilita a vivência de novas culturas e é um grande fator de motivação para que eles se dediquem cada vez mais ao estudo da música”, afirma Gilberto Figueiredo, coordenador da EMR.

Orquestra de Câmara Illuminare

A Associação Cultural e Recreativa Illuminare foi fundada em outubro de 2010 e tem por finalidade ensinar, aperfeiçoar e difundir a prática da música, bem como promover festivais e encontros musicais de todos os gêneros, além de contribuir para a inclusão sociocultural de seus integrantes, que hoje somam mais de 100 pessoas, a partir dos 3 anos de idade.

Proporciona de forma gratuita à população do distrito de São Martinho e Região o ensino da Música em suas diversas categorias tais como: canto coral, musicalização infantil, aulas de instrumentos musicais, entre eles: Violão, Violino, Viola de Arco, Piano, Teclado, Flauta doce e transversal, Violoncelo, além da Orquestra de Câmara Jovem.

A Orquestra foi formada em 2013 e teve sua primeira apresentação com apenas três meses de ensaio. No decorrer dos últimos anos fez apresentações nas cidades de Jaguapitã, Miraselva, Londrina, Arapongas, Itaipulândia, Rolândia, e no distrito do Bartira.

Em 2016, esteve presente na cerimônia de colação de Grau da Universidade Estadual de Londrina, onde executou o Hino Nacional. A Illuminare esteve sobre regência de Edvaldo Sousa, até 2014, este quem foi o precursor de todo o projeto. Atualmente, a Orquestra é regida por João Miguel Aiub.

O 39º Festival Internacional de Música de Londrina começou no dia 10 de julho e segue até o dia 25.

Por Daiane Valentin (colaboração Assessoria Arte & Vida)

Foto destaque: Divulgação/Arte & Vida

Essa e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.