O Portal do Norte do Paraná
Paraná

TRE vai contratar seguranças para o dia das eleições no Paraná

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai abrir uma licitação para contratar seguranças que atuarão no dia das eleições em todo o estado. A medida foi confirmada nesta terça-feira (9) pelo presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, em conversa com jornalistas antes de assinar um termo em que líderes religiosos se comprometeram a combater a desinformação e as notícias falsas.

“De forma cautelosa, até porque não quero pagar pela omissão, estou abrindo uma licitação para contratar alguns seguranças que trabalharão no cartório eleitoral no dia da eleição. Estarão dois seguranças por cartório eleitoral, por cautela, Mas não estou temeroso”, afirmou Coimbra de Moura. Os cartórios são os locais onde as urnas são lacradas antes de seguirem para as zonas eleitorais.

O presidente do TRE-PR tem feito audiências com representantes de entidades civis e religiosas para assinar termos de compromisso em relação ao compartilhamento de notícias falsas. Nesta terça-feira (9), líderes religiosos estiveram na sede do Tribunal, no bairro Prado Velho, em Curitiba.

“Estamos fazendo audiências para que as pessoas tirem suas dúvidas, especialmente sobre as urnas eletrônicas, tão difamadas e mal faladas. É importante que a sociedade conheça seu funcionamento”, afirmou o presidente do TRE-PR. “As entidades que assinarão esse pacto são formadoras de opinião. Queremos que elas propaguem o que nos interessa, que é a paz social”.

Urnas
Coimbra de Moura também visitado órgãos militares para explicar como funcionam as urnas eletrônicas. “Estive em todos os quartéis do estado do Paraná nesses seis meses em que estou à frente do TRE, já levei a urna para tirar todas as dúvidas dos militares. É o órgão com maior capilaridade no estado, sem a participação dos militares dificilmente conseguiríamos fazer a eleição”.

O presidente do TRE-PR negou que a ação junto a militares e líderes religiosos tenha ligação com o fato de esses setores apoiarem majoritariamente o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que tem questionado a eficácia das urnas eletrônicas. Segundo Wellington Coimbra de Moura, as ações fazem parte de um processo de aproximação da justiça eleitoral da sociedade.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Indústria paranaense tem o maior crescimento do País

Londrina: Escolas com aulas presenciais terão multas de até R$ 120 mil

Entidades podem se cadastrar para receber créditos do programa Nota Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais