O Portal do Norte do Paraná
Política

TRE lança programa para incentivar mulheres na política partidária

Em preparação para as eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciou projeto para capacitar e incentivar as mulheres a participarem da política. O “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas” é conduzido pela Escola Judiciária Eleitoral.

Segundo a juíza eleitoral Flavia da Costa Viana, presidente da Comissão Mulheres na Política no TRE, o legislativo carece da presença das mulheres. Na Câmara Federal, por exemplo, as deputadas representam 15% do total de parlamentares, o que é considerado um número recorde. Na Câmara de Londrina, há uma mulher e 19 vereadores.

Flavia Viana afirmou que o objetivo é ir além da quantidade de mulheres na participação política e melhorar também a qualidade do debate. “O que aconteceu hoje é que o percentual de mulheres no legislativo é muito baixo. Na Assembleia Legislativa de Londrina (Alep) são quatro mulheres exercendo candidatura. O foco é o Estado do Paraná e queremos capacitar as mulheres para entenderem a dinâmica partidária”.

O projeto Mulheres na Política terá dois dias de palestras gratuitas, abertas a qualquer interessada residente em Curitiba ou Região Metropolitana previamente inscrita. A juíza eleitoral disse que o projeto também deve se estender a outras cidades do interior do Estado. “Este é um projeto piloto e será destinado a mulheres em geral”.

Via Portal Paiquerê

Foto: Reprodução

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Lula vai à Assembleia Geral da ONU, em Nova York

Cobra News (User)

Câmara de Apucarana descarta cassação de vereador acusado de xenofobia

Cobra News (User)

Droga e dinheiro são apreendidos com menor de idade na cidade de Rolândia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais