O Portal do Norte do Paraná
Região

Todos municípios da 17ª Regional de Saúde têm casos confirmados de Covid-19

Até o início dessa semana dois municípios da 17ª Regional de Saúde ainda não tinham casos de Covid-19. Mas a situação mudou depois da publicação do boletim da Secretaria Estadual de Saúde da última quinta-feira (16) confirmando o 1º caso da doença em Pitangueiras. Antes, Miraselva também não apresentava confirmações, agora também tem um.

A confirmação vem junto a um afastamento de mais de 600 funcionários de um frigorífico em Jaguapitã, que tiveram contato com contaminados pelo novo coronavírus. No local onde 4 mil trabalhadores dividem os turnos diariamente, 111 tiveram o resultado positivo para Covid-19.

As cidades são próximas e muitos desses funcionários vivem em municípios da região. Surtos como esse provocam o que a chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes, chama de interiorização da doença, um processo que tem feito com que o novo coronavírus chegue a locais mais distantes de grandes centros. “São trabalhadores de outros município da 17ª e de outras Regionais, que e voltam pros município de origem e acabam contaminando, também outras pessoas. Assim, agora, não há mais municípios da nossa regional sem casos. Já há suspeitas de que contaminação possa não estar dentro dos frigoríficos, mas ter acontecido no transporte dos seus municípios de origem até o trabalho”, aponta Maria Lúcia.

Instituições de longa permanência de idosos

Nos últimos em 15 dias, de acordo com a chefe da 17ª regional de Saúde, não foram registrados surtos em hospitais na área de cobertura, mas houve aumento de casos confirmados em instituições em longa permanência de idosos, os antigos asilos.

Em Rolândia, dos 66 moradores de um desses lares, 22 foram testados positivos e 6 morreram. Segundo Maria Lúcia, outro caso recente foi em Lupionólopis, onde há 20 idosos e 3 deles apresentaram sintomas. Um, inclusive está internado no Hospital San Rafael, em Rolândia.

“Os idosos num determinado momento recebem visitas, eles contaminam os trabalhadores ou vice versa. A gente faz todo o estudo pra tentar identificar de onde partiu esse surto para tomar as medidas preventivas. Mas os trabalhadores também se contaminam, voltam pra casa e contaminam os familiares e etc. Ou seja, essa propagação, a partir dessas instituições, também ajuda nesse processo de interiorização”, conta a chefe da 17ª.

Com informações: Tarobá News

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Em Londrina, motociclista fica ferido em colisão contra carro

Cobra News (User)

Câmeras flagraram 171 infrações de trânsito por dia em Arapongas

Cobra News (User)

Celular explode em loja de manutenção de Londrina;VEJA

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais