O Portal do Norte do Paraná
Paraná

TJ-PR manda a júri popular médica acusada de matar pacientes em UTI de hospital em Curitiba

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) decidiu, por dois votos a um, que a médica Virgínia Soares de Souza, acusada de antecipar a morte de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico, em Curitiba, vai a júri popular.

Conforme decisão, tomada pela 1ª Câmara Criminal do TJ-PR, nesta quinta-feira (27), ela deve responder por homicídio doloso.

O TJ-PR atendeu a uma apelação do Ministério Público (MP-PR) que havia recorrido após o juiz Daniel Surdi Avellar, da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, inocentar a médica e outras sete pessoas, em 2017.

A médica, que era chefe da UTI do hospital, e mais quatro réus, que irão a júri popular, foram acusados de anteciparem mortes de sete pacientes do hospital, considerado um dos maiores da capital, entre 2006 e 2013.

Outros dois acusados no início do processo de participar de suposta quadrilha foram inocentados a pedido do próprio Ministério Público durante a audiência de instrução.

O caso veio à tona em 2013, quando a polícia prendeu Virgínia e outros funcionários da UTI, subordinados à médica. De acordo com a denúncia, eles usaram técnicas médicas para que sete pacientes viessem a óbito, com o objetivo de liberar leitos na unidade.

Os advogados de Virgínia, Elias e Louise Mattar Assad, informaram que “a defesa sempre confiou na Justiça e em todas as provas periciais e testemunhais do processo que indicaram inexistência de fato criminoso e irá recorrer em todas as instâncias”.

Segundo a defesa, “a médica é inocente e em toda a sua carreira tomou decisões baseadas em literatura”.

Na decisão de 2017, ao inocentar os acusados, o magistrado considerou que as provas apresentadas pelos promotores não eram conclusivas quanto a culpa dos réus.

O juiz disse ainda que as testemunhas de acusação se mostraram confusas e deram depoimentos contraditórios e nebulosos. O Ministério Público do Paraná registrou apelação sobre esta decisão do juiz.

Com informações:G1/PR

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Aumento de casos de Covid-19 é reflexo do comportamento da população, diz médico

Governo do Paraná prorroga toque de recolher até 28 de fevereiro

Ratinho Jr espera que leilões de novos pedágios no Paraná saiam ainda em 2023

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais