O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Técnicos recolhem vestígios e partes do avião de Marília Mendonça para investigação

Os dois motores do avião foram encontrados em pontos em frente de onde ocorreu a queda. Um deles estava no meio da mata, a 200 metros do bimotor.

Um delegado que investiga o caso gravou um vídeo. “O outro motor caiu no meio da mata, localizando ele aqui agora”, disse o delegado.

Peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Rio de Janeiro, chegaram ao local do acidente no começo da manhã deste sábado (6). A equipe usou um drone para registrar imagens da área do acidente.

O Cenipa informou que peritos já retiraram todos os vestígios de dentro do avião que vão ajudar nas investigações. Agora, os investigadores vão acompanhar a retirada do bimotor, um trabalho que é de responsabilidade da PEC Taxi Aéreo. O avião vai ser levado para o aeroporto em que deveria ter pousado e depois será definido onde ocorrerá a perícia.

Segundo o Cenipa, o avião não tinha caixa-preta. “Essa aeronave não requer caixa-preta, então já foi confirmado, ela não tem esse equipamento. Esse geolocalizador dá pontos de coordenadas geográficas, posições no terreno, onde essa aeronave pode ter passado”, afirmou o tenente-coronel Oziel Silveira, do Serviço de Investigação de Acidentes Aéreos.

Todos os pertences foram entregues aos advogados de Marília Mendonça.

Os peritos e os bombeiros tiveram muita dificuldade para acessar o interior da aeronave porque as pedras estavam escorregadias.

Amarrados a cordas, eles retiraram as bagagens das vítimas: documentos, celulares, a bolsa de Marília Mendonça, o violão dela e uma agenda com anotações.

“A gente não chegou a ler, está muito molhado, a gente evitou abrir para não estragar. Vamos esperar secar para ter acesso. A família vai querer essas lembranças. Recuperamos alguns celulares. Alguns celulares intactos. E o que mexeu com a gente é que o celular de uma das pessoas estava intacto e tinha várias mensagens do pai e de amigos”, contou Maurício Carvalho, advogado da família de Marília Mendonça.

O modelo do bimotor tem capacidade para seis passageiros. Segundo a Anac, o avião estava em situação regular e tinha autorização para fazer táxi aéreo.

O avião decolou de Goiânia com destino a Caratinga, a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte.

A Companhia Energética de Minas Gerais informou que o bimotor que transportava a cantora e as outras quatro vítimas do acidente atingiu um cabo de uma torre de distribuição, antes da queda. O avião caiu 500 metros adiante. E a distância dessa torre de transmissão para o aeroporto é de cinco quilômetros.

Especialistas em aviação consideram que depois de bater no cabo da torre de distribuição, o avião perdeu rapidamente a velocidade e a sustentação e caiu de forma brusca.

Em nota, a Cemig declarou que a linha de transmissão atingida pelo avião está fora da zona de proteção do Aeródromo de Caratinga, nos termos de uma portaria especifica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o Decea, do comando da Aeronáutica, e que a Cemig segue rigorosamente as normas técnicas e a regulamentação em vigor em todos os seus projetos.

Postagens relacionadas

Mega-Sena, concurso 2.410: duas apostas dividem prêmio de R$ 23,5 milhões

Fies 2023: convocação da lista de espera acaba nesta quinta; candidatos têm 3 dias para complementar a inscrição

Bolsonaro assina MP que eleva salário mínimo para R$ 1.045

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais