O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Surto de gripe ‘fora de época’ também pode atingir o Paraná, diz infectologista

Enquanto a vacinação contra a Covid-19 avança em ritmo satisfatório pelo país, com a população atenta ao calendário de aplicação dos imunizantes, um ‘velho conhecido’ dos brasileiros volta a dar as caras neste final de primavera e às vésperas do início da temporada de verão, fazendo acender o sinal de alerta sanitário. É o Influenza, também conhecido como o vírus da gripe, que assim como o coronavírus se propaga facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.

Recentemente o Rio de Janeiro começou a ter de lidar com uma epidemia de síndrome gripal, registrando aumento superior a 429% na procura por atendimento nas UPAs da capital fluminense. Mesmo num período mais quente do ano, próximo do verão, a cidade acabou vítima do Influenza e já registra mais de 20 mil casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o médico infectologista Jaime Rocha, diretor de Prevenção e Promoção à Saúde da Unimed Curitiba e responsável pela Unimed Laboratório, é possível que essa epidemia venha a afetar o Paraná e a capital paranaense em breve. E para compreender como isso poderia ocorrer, é importante também entender os fatores envolvidos na epidemia carioca.

“Existem vários fatores importantes que tem de ser levados em consideração. Primeiro, o deslocamento de pessoas, que vão do hemisfério norte ao sul de maneira muito rápida e um desses viajantes pode ter introduzido algum vírus. Outra questão são as aglomerações, que voltaram a acontecer, e o terceiro ponto é a menor cobertura vacinal [contra o Influenza]”, explica o médico, apontando os principais fatores que podem explicar uma epidemia de gripe ‘fora de época’, já que a doença costuma registrar o momento de pico nos períodos mais frios do ano, durante o inverno.

Com relação especificamente ao caso paranaense, a possibilidade de também haver uma epidemia de gripe por aqui se explica pelo fato de, assim como acontece com o Rio de Janeiro, a cobertura vacinal contra o Influenza estar longe do ideal no Paraná.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a expectativa da campanha de vacinação era atingir pelo menos 90% do público-alvo, assim como já havia acontecido em 2019 e 2020. No Paraná, porém, essa taxa ficou em 67,4%, valor superior ao registrado pelo Rio de Janeiro (57,1%), o que é um fator importante a ser levado em consideração. Mesmo com a liberação para aplicação da vacina em toda a população, os estoques não acabaram. Curitiba, por exemplo, tinha até o final do último mês um saldo remanescente de 167 mil doses de vacina contra a gripe disponíveis nas unidades de saúde.

“É possível, sim [que a epidemia atinja o Paraná e Curitiba], porque nossa cobertura vacinal ficou longe do ideal no que diz respeito à Influenza. Existe a questão da proteção, uso de máscara, higiene das mãos. Vai depender muito do comportamento da população. A cobertura vacinal aqui é um pouco melhor do que a do Rio, mas não temos a tipagem do vírus circulante para saber se está contido na vacina. Mas Influenza tem tratamento precoce. Se alguém apresenta quadro gripal, febre, tosse aguda, deve ser considerada a hipótese de contaminação pelo influenza”, afirma ainda o infectologista Jaime Rocha.

Paraná tem a oitava menor cobertura vacinal contra o Influenza

Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o Paraná é o oitavo estado brasileiro com a menor cobertura vacinal contra o Influenza, com 67,4%, considerando-se o público-alvo (que soma 4,48 milhões de pessoas e é formado por crianças, trabalhadores de Saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos). Das 5.165.200 doses de vacina contra a gripe distribuídas ao estado, 3.959.452 foram aplicadas (76,7% do total).

Além disso, entre todas as unidades da federação apenas o Amapá, com 93%, conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (de vacinar ao menos 90% do público-alvo).

Com informações:Bem Paraná/Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Informe semanal da dengue registra 36 novos casos da doença no Paraná

Paraná inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes nesta sexta

Coronavírus: Paraná chega a 6.744 mortes com 329.297 casos confirmados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais