O Portal do Norte do Paraná
Região

Surto de coronavírus é registrado em instituição privada para idosos em Londrina

Trinta casos positivos de coronavírus foram registrados em uma Instituição privada de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Londrina. A informação foi dada em entrevista coletiva transmitida on-line na última segunda-feira (31), pelos secretários municipais do Idoso, Andrea Ramondini, e de Saúde, Felippe Machado.

Dos 18 idosos da ILPI em questão, seis estão internados, sendo três em enfermaria e a outra metade em UTI. Os colaboradores são assintomáticos e foram afastados para isolamento domiciliar, segundo o secretário de Saúde.

Na transmissão, foi apresentado um novo balanço da testagem em massa para Covid-19, que está sendo realizada nas ILPIs. Esta é a terceira bateria de exames feitos com pacientes e funcionários das ILPIs de Londrina, para detecção do Sars-Cov-2.

De acordo com Machado, foram realizados 964 testes RT-PCR, com 637 deles apresentando laudo negativo, 37 positivos, e outros 290 estão em andamento, enquanto aguardam a emissão do resultado.

“Na primeira fase da terceira bateria de exames, identificamos esse surto em uma instituição particular. E os testes serão repetidos, em todos os idosos e colaboradores, com exames sorológicos. A segunda fase será de 2 a 11 de setembro, e a terceira, de 4 a 18 de setembro”, afirma o secretário.

Há 45 dias não há casos confirmados nem sintomáticos nas ILPIs conveniadas ao município, segundo a secretária municipal do Idoso .

População indígena

Outro grupo que passou por exames para identificar o Covid-19 foi a população indígena. O secretário municipal de Saúde citou que 49 testes RT-PCR foram coletados entre a população indígena, no Centro Cultural, que é também um espaço para acolhimento. Dos 49 testes realizados, 19 tiveram resultado positivo.

“Nossa equipe está monitorando esses pacientes, todos foram isolados e estão assintomáticos. Agora, precisamos aguardar um tempo para iniciar nova bateria de testes, dessa vez sorológicos”, citou Machado.

CRESLON

No Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON), que acolhe apenados em regime semi-aberto, também foi identificado um surto de Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde coletou 435 exames RT-PCR, e deste total, 140 tiveram resultado positivo, sendo 11 servidores e 129 internos.

“Todos são assintomáticos, os servidores foram afastados e os internos foram isolados dos demais. Por conta do convívio entre os apenados, devemos repetir a testagem”, detalhou Machado.

Ainda dentre os exames realizados no CRESLON, quatro seguem em andamento, e 291 tiveram resultado negativo para Covid-19.

Fonte: N.com

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Novo decreto municipal autoriza reabertura parcial do comércio em Rolândia a partir desta quarta

Cobra News (User)

Mulher fica gravemente ferida em acidente na PR-986 em Rolândia

Cobra News (User)

Prefeito de Rolândia publica novo decreto sobre prevenção ao coronavírus

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais