O Portal do Norte do Paraná
Região

Superior Tribunal de Justiça confirma júri popular do pai e avó de Eduarda Shigematsu

O Superior Tribunal de Justiça não reconheceu um recurso apresentado pelos advogados de defesa de Ricardo Seidi, pai da menina Eduarda Shigematsu, e confirmou a decisão de pronúncia que submeteu Ricardo Seidi e a avó, Terezinha de Jesus Guinaia, a julgamento pelo Tribunal do Júri.

Na decisão, o ministro Humberto Martins, do STJ, afirma que “o recurso é manifestamente intempestivo, porquanto interposto fora do prazo de 15 dias corridos”.

O corpo de Eduarda Shigematsu foi encontrado enterrado no quintal de um imóvel, pertencente a Ricardo Seidi, no dia 28 de abril de 2019. O pai da menina foi preso no mesmo dia em que o corpo foi encontrado. Ele foi flagrado por câmeras de segurança chegando e deixando o local, confessou que ocultou o corpo da filha, mas negou que tenha assassinado a criança. Ricardo Seidi segue preso desde então e é acusado de feminicídio.

Terezinha de Jesus Guinaia, avó de Eduarda, chegou a ficar presa suspeita de participação no assassinato, mas foi solta quase dois meses depois. Terezinha é ré no processo e também vai a júri popular por falsidade ideológica e ocultação de cadáver. A avó sempre negou participação no crime.

Com a decisão do STJ o processo retornou para Rolândia. O juiz Alberto José Ludovico determinou que os advogados apresentem as testemunhas que irão depor em plenário no prazo de cinco dias. Cada réu poderá apresentar até cinco testemunhas.

A data do julgamento ainda não foi marcada.

O advogado que defende Terezinha de Jesus Guinaia afirmou que o fato da cliente ser levada a júri popular “não quer dizer que ela tenha culpa, tão somente que os crimes contra a vida são jugados pelo Tribunal do Júri.” O advogado afirmou ainda que tem plena convicção de que Terezinha Guinaia será absolvida. “Os elementos existentes no processo dão conta de que, quando a criança foi levada até o local onde foi enterrada, estava somente uma pessoa, que foi o Ricardo Seidi. O boletim de ocorrência que foi registrado pela senhora Terezinha foi totalmente correto, porque de fato a criança havia desaparecido. Então, as acusações que pesam sobre ela de falsidade ideológica e ocultação de cadáver são infundadas e ao final do processo nós temos certeza que ela será inocentada.”

Com informações:Tarobá News

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rolândia ultrapassa 1.200 casos e chega a 40 óbitos por covid-19

Cobra News (User)

Família encontra serragem no lugar de corpo de bebê no Paraná

Detonação de rochas interdita PR-445, em Londrina, na quinta-feira

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais