A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Brasil  ›  STF vai julgar pedido para suspender restrições à isenção de taxa do Enem

STF vai julgar pedido para suspender restrições à isenção de taxa do Enem

Publicado em: 31 ago 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar nesta semana um pedido de nove partidos e quatro entidades para suspender restrições à concessão de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O julgamento acontece em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos por meio de sistema eletrônico. O prazo da votação se iniciará nos primeiros minutos desta quinta-feira (2) e terminará às 23h59 desta sexta-feira (3).

De acordo com as regras da edição de 2021 do Enem, para solicitar a isenção à prova deste ano, estudantes que faltaram ao Enem 2020 terão que apresentar documentos que justifiquem a ausência.

Outro ponto do edital prevê que, se a abstenção for por conta de uma doença, a isenção só é concedida com atestado médico ou odontológico.

Os partidos e entidades argumentam que candidatos que não compareceram ao Exame, pois respeitaram “às recomendações sanitárias”, estavam com suspeita de Covid, ou tiveram contato com alguém contaminado, serão prejudicados.

“Consequentemente, aos candidatos que não tiveram um diagnóstico de Covid-19 e ausentaram-se devido à presença de sintomas, contato com pessoas infectadas ou simplesmente porque preferiram atender às recomendações sanitárias a fim de evitar aglomerações e, com isso, preservar as suas vidas e a de seus familiares, não foi assegurado o direito à isenção de taxa”, diz o documento.

Além da suspensão das regras, os partidos e entidades pediram que seja reaberto o prazo para que estudantes possam justificar as ausências, e que sejam aceitas como justificativas válidas uma autodeclaração dos candidatos de que não foram pela suspeita de contágio com a Covid-19 ou porque preferiram não se expor a aglomerações.

Os autores da ação afirmam que o edital do Enem ignora “o contexto pandêmico no qual ainda se encontra o país” e “subtrai dos estudantes o direito fundamental de acesso à educação”.

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.