O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Sindicato cobra testes de Covid-19 em penitenciárias após mais de 20 casos confirmados em cadeia no Paraná

O Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN) pede ao Departamento Penitenciário (Depen) e à Secretaria de Segurança Pública (Sesp) que seja implantado um cronograma de testes de coronavírus nas unidades penais do Paraná e que haja mais transparência na divulgação dos testes realizados e dos resultados obtidos. O novo pedido aconteceu após a confirmação, nesta quarta-feira (10), de que 20 presos e um servidor da Cadeia Pública de Toledo testaram positivo para a Covid-19.

O presidente do sindicato, Ricardo de Carvalho Miranda, explicou que a população envolvida no sistema carcerário é muito alta. “São mais de 30 mil presos, além de três mil policiais penais e mais 1150 agentes de carceragem, dentre outros funcionárias. Nós temos pedido rotineiramente ao Depen e à Sesp para fazer a testagem de todas as pessoas que estão convivendo no sistema penitenciário, mas isso ainda não aconteceu e não nos é informado claramente qual será a política de testagem”, disse Miranda.

De acordo com informações de policiais penais de Cascavel e Toledo, as contaminações constatadas em presos nesta quarta-feira acontecerem por meio de testes provenientes de doações.

Interditado

Após o resultado dos testes, segundo o presidente do sindicato, o Presídio de Toledo foi interditado. Ele comentou ainda que sem teste não há como garantir que os presídios estão livres da Covid-19.

“O Depen nos informou que quem estaria fazendo a distribuição desses testes é a própria Sesp, mas esses testes não chegaram ainda nas unidades prisionais. O governo tem falado que o contágio pela Covid-19 não está acontecendo dentro das cadeias, mas não está acontecendo porque não estão sendo feitos testes”, defende Miranda.

Em nota, a Sesp esclarece que, juntamente com o Depen, adotou diversas medidas para impedir a contaminação de agentes e detentos do sistema prisional do Paraná.

Em relação aos registros ocorridos na Cadeia Pública de Toledo, a SESP e o Depen destacam que, após as confirmações, estão sendo adotadas todas as medidas cabíveis para conter a transmissão e evitar que outros presos sejam contaminados.

Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) esclarece que, juntamente com o Departamento Penitenciário (Depen), adotou diversas medidas para impedir a contaminação de agentes e detentos do sistema prisional do Paraná. Houve distribuição de máscaras a presos e servidores, e ampla divulgação sobre sintomas da infecção e formas de evitar o contágio. As visitas, inclusive, foram restringidas logo após o início da pandemia.

Também foi criado um Plano de Contingência para a população carcerária, que prevê, entre outras ações, locais de isolamento para os casos suspeitos e confirmados da Covid-19. Por questões de segurança e estratégia, não serão informadas as unidades.

Em relação aos registros ocorridos na Cadeia Pública de Toledo, a SESP e o Depen destacam que, após as confirmações, estão sendo adotadas todas as medidas cabíveis para conter a transmissão e evitar que outros presos sejam contaminados.

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Surto de gripe ‘fora de época’ também pode atingir o Paraná, diz infectologista

Número de casos do novo coronavírus no Paraná chega a 67.276 com 1.682 mortes

Youtuber suspeito de provocar acidente que matou empresário no PR é preso em SC

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais