O Portal do Norte do Paraná
Região

Setembro Amarelo: Atendimento psicológico está disponível no CAPS II, em Rolândia

Setembro é um mês muito importante para a saúde mental. É quando, juntamente com outros órgãos, o Centro de Atenção Psicossocial de Rolândia (CAPS II) se mobiliza para chamar a atenção da população em geral para a prevenção ao suicídio.

Em 2015, foi iniciado o Setembro Amarelo, mês de campanha direcionada à conscientização e ao suporte à pessoa que está em sofrimento. O mês foi escolhido porque dia 10 de setembro é, desde 2003, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

E é pensando nisso que o CAPS II, em parceria com as igrejas, órgão públicos, mídias e pessoas de vários segmentos está organizando ações em Rolândia. A mobilização tem por objetivo alcançar o maior número de pessoas e levar conhecimento às pessoas que precisam de acolhimento e apoio emocional, seja para si ou para familiares e amigos.

Durante o mês, profissionais do CAPS divulgam informações técnicas sobre saúde mental, depressão, ansiedade e sinais sobre os quais a população deve ficar atenta por serem fatores de risco para o suicídio. A campanha também aborda e divulga recursos sociais e emocionais que possam auxiliar na recuperação da pessoa que esteja em sofrimento, o papel da fé no suporte a quem se sente emocionalmente fragilizado, entre outros.

Dentre as ações previstas pelo CAPS II está a divulgação da campanha em órgãos de imprensa com informações sobre onde é possível procurar ajuda. Haverá ainda contato direto com as empresas de maior porte, oferecendo apoio aos trabalhadores rolandenses.

Outra ação será a veiculação de um vídeo (veja abaixo), sempre com o objetivo de oferecer informação, acolhimento, suporte e atenção a quem precisa de ajuda.

 

 

Atendimento psicológico

Quem estiver precisando de suporte pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 180 ou com os Centros de Atenção Psicossocial de Rolândia, pelos números:

CAPS I: 3906-1080

CAPS II: 3906-1011

CAPS AD: 3255-1926

Foto e vídeo: Divulgação/CAPS II

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

HU de Londrina suspende atendimento do pronto-socorro para tentar amenizar superlotação de 228%

Cobra News (User)

Casa pega fogo em Londrina e família perde tudo

STF julga dois do Paraná por atos golpistas; veja quem eles são e o que fizeram

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais