O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Serviços sobre IPVA podem ser solicitados diretamente pela internet; saiba como acessar

A abertura de processo pelo e-Protocolo para pedidos relacionados ao IPVA, como isenção para PcD, síndrome de Down ou autista e de imunidades constitucionais, não é mais necessária. Agora os serviços poderão ser realizados todos pelo novo portal do IPVA. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (26) pela Receita Estadual do Paraná com objetivo de facilitar cada vez mais o sistema de acesso ao contribuinte.

Pelo portal do IPVA na página da Secretaria de Estado da Fazenda o contribuinte tem acesso a diversos serviços como: pedidos de isenção/imunidade, parcelamento, emissão de guia de pagamento, regularização de débitos e revisão do valor venal. Ainda é possível realizar consultas de débitos dos veículos, consulta do Detran-PR, de parcelamentos e do valor venal, além de receber atendimentos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Segundo a chefe da Inspetoria Geral de Arrecadação, Suzane Dobjenski, é extremamente importante que o contribuinte saiba que ele não precisa agendar atendimento nas Agências da Receita. “Para diversos serviços ele nem precisa solicitar através do e-Protocolo, pode requerer diretamente no portal”, disse.

O IPVA destina 50% para o município de emplacamento do veículo. Sua arrecadação é utilizada para custear os gastos públicos, como educação, saúde, segurança e transporte.

Para veículos adquiridos em anos anteriores a cobrança do imposto se inicia em janeiro de 2022 e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, podendo ser quitado à vista (com bonificação de 3%) ou em até cinco parcelas.

Via:AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Educação recebe novos profissionais da saúde mental para atendimento a servidores

Cobra News (User)

Defesa Civil alerta para estiagem no Paraná

Secretaria da Educação do Paraná divulga edital para PSS emergencial

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais