A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Policial  ›  Sema promove palestras sobre guarda responsável de animais para adolescentes em Londrina

Sema promove palestras sobre guarda responsável de animais para adolescentes em Londrina

Publicado em: 7 jul 2022

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), está promovendo uma série de palestras sobre guarda responsável de animais domésticos, para crianças e adolescentes atendidos pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel). A iniciativa faz parte do Julho Dourado, mês de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de animais.

O primeiro encontro aconteceu na última terça-feira (5), pela manhã e tarde, na Epesmel da Rua Ameixeiras, 421. Na oportunidade, a veterinária da Sema, Fernanda Maria Dias, ministrou uma palestra para 65 crianças e adolescentes atendidos pela entidade, sobre bem-estar animal.

O conteúdo incluiu todas as questões que envolvem ter um animal doméstico, que são os chamados “3 As” (Água, Alimento e Abrigo). Os jovens receberam informações sobre maus-tratos a animais, castração e prevenção de principais zoonoses, inclusive sobre o dever que o tutor do animal tem de dar vacinas e remédios para vermes e contra pulgas e carrapatos, periodicamente. Também foram divulgados os programas ofertados pelo Município nesta área.

A próxima palestra será realizada na terça-feira (12), das 8h às 13h30, na Epesmel Matriz, que fica na Angelina Ricci Vezozzo, 85, Aspen Park Residence. O encontro também contará com a presença das veterinárias da Sema, Fernanda Maria Dias, e da Saúde, Guilherme Garcia, que abordarão o mesmo tema para aproximadamente 40 crianças.

Foto: Divulgação Sema

E no dia 26 de julho haverá uma outra ação, para outras 40 crianças atendidas pela Epesmel, com idade entre 6 e 9 anos, desta vez no Parque Arthur Thomas, localizado na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza. As crianças participarão de diversas atividades lúdicas e interativas, próprias para a idade delas.

A programação do dia incluirá passeios na Trilha do Tatu, na cachoeira do parque, brincadeiras no parquinho recém-instalado pela Sema, e uma conversa sobre preservação ambiental, com foco na fauna local, entre outros assuntos.

De acordo com a pedagoga da Sema, Luciana Leite, a iniciativa tem como objetivo a transmissão de informações sobre tudo que envolve ter (adotar) um animal. “Esse tipo de ação é muito importante, porque essas crianças e adolescentes vão se tornar multiplicadores deste conhecimento em suas casas e nos seus bairros, ou seja, é uma corrente do bem”, apontou.

Julho Dourado – A campanha foi instituída no Paraná por meio da Lei Estadual nº 19.472/2018, como o mês de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de animais, em especial de cães e gatos. A iniciativa também alerta para a importância da prevenção de zoonoses de animais de rua e de estimação.

Como denunciar maus-tratos a animais

Em Londrina, quem verificar situações de maus-tratos deve denunciar no site da Prefeitura, pelo link: www.londrina.pr.gov.br/ e preencher o formulário que vai direto para a Sema (clique aqui para denunciar).

São considerados crueldade e maus-tratos as seguintes situações: manter o animal sem alimento ou água; sem abrigo adequado (tomando sol e chuva); em um local sujo com fezes, lixo e outros; doente e sem cuidados; abandonado em imóvel fechado; fazer mutilações no animal; agredi-lo ou feri-lo.

Aquele que comete maus-tratos ou crueldade contra os animais está praticando um crime federal, previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A partir de 2020, a Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. Quem cometer esse crime poderá ser punido com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Em Londrina, também existe a Lei Municipal nº 12.992/2019, que estabelece, no âmbito do Município, sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.

Com informações: ASCOM – Prefeitura de Londrina

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.