O Portal do Norte do Paraná
Região

Segundo prefeitura, trincheira da linha férrea deve ficar pronta até 31 de janeiro

A tão aguardada trincheira da linha férrea, em Rolândia, deve ficar pronta até o dia 31 de janeiro, último dia do contrato com a empresa responsável, segundo informado pela Secretaria Municipal de Planejamento. A obra fica na confluência das avenidas Presidente Vargas e Ailton Rodrigues Alves e da rua Miguel Liogi.

Neste momento, a empresa Legnet realiza adequações na estrutura, já que antes mesmo da liberação para tráfego engenheiros do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) constataram problemas físicos que impediam o trânsito de veículos maiores como caminhões baú e ônibus.

Segundo a Secretaria de Planejamento, a expectativa é que essas obras para readequação terminem até o dia 20 de dezembro. No entanto, como a empresa responsável entra em recesso de fim de ano, se as obras não forem concluídas até essa data, deverão ser retomadas em 15 de janeiro (fim das férias da empresa) e finalizadas até o término do contrato, no dia 31 de janeiro.

Esta intervenção tem um custo aproximado de R$ 150 mil e, segundo a prefeitura, o recurso integra o orçamento oficial da obra e que foi economizado nas primeiras revisões.

As readequações foram solicitadas seguindo apontamentos técnicos da Secretaria de Planejamento e uma audiência pública. Segundo a pasta:

  • Parte do muro de contenção será demolido e refeito, com maior largura, para adequar os raios de giro para qualquer tipo de caminhão ou veículo de grande porte;
  • A calçada inferior ao pontilhão férreo será diminuída 50cm em ambos os lados para conforto de manobra;
  • As entradas para a trincheira serão adequadas com raios de curvatura maiores (Entrada da Presidente Vargas e Ayrton Rodrigues Alves);
  • O retorno da Rua Miguel Liogi em direção à Avenida Castro Alves será alargado para facilitar a passagem de veículos maiores.

 Histórico

A obra da trincheira da linha férrea foi iniciada no primeiro semestre de 2018, com recursos federais, e teve um custo total de aproximadamente R$ 11 milhões. A empresa que executou o serviço, a Legnet, foi contratada pelo DNIT.

O atraso na entrega, após vários prazos, revoltou mais uma vez a população no dia 9 de setembro, quando testes feitos por profissionais do DNIT constataram problemas que impediriam o tráfego de veículos grandes pela trincheira. Possíveis falhas durante a execução da obra passaram a ser discutidas, já que o Memorial Descritivo contemplava a passagem de veículos de grande porte.

Dias após os testes, a Prefeitura Municipal de Rolândia enviou, por meio da Procuradoria-Geral do município, um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Tráfego (DNIT) notificando o órgão a respeito da trincheira da linha férrea e questionando se o projeto da obra foi elaborado seguindo os parâmetros do Memorial Descritivo.

A trincheira continua sendo alvo de críticas, questionamentos e até piadas por parte da população.

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Comissão de Ética decide por aplicação de advertência a deputado Renato Freitas

Cobra News (User)

Rolandenses reclamam sobre demora no atendimento na agência da Copel

Rolândia vacina caminhoneiros e motoristas de transporte contra Covid nesta sexta (2)

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais