O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretário pede ajuda de empresários para emprestarem cilindros de oxigênio ao Paraná

A carga de 200 cilindros, prometidos ao governo do Paraná pelo governador de Manaus, chegaram no final deste domingo, 21, ao Estado. Destes, 20 deles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).” Esses cilindros serão remanejados para unidades pequenas de atendimento, com UPAs e hospitais menores, mas nossa demanda é de 1000 cilindros”, disse o secretário de Saúde Beto Preto.

Beto Preto reiterou ainda o um apelo aos empresários para que possam ceder estes equipamentos. O apelo foi feito nesta manhã de segunda-feira, 22, o receber a carga de 360 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Beto Preto afirmou ainda que os demais 180 cilindros serão remanejados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de acordo com as necessidades de atendimento.

A 360 mil doses recebidas pela SESA, segundo Beto Preto, serão todas destinadas à aplicação da primeira dose da vacina. Somam-se a esse quantitativo as 120 mil doses, previamente estocadas para a segunda dose, que devem ser destinadas à vacinação. “Nós precisamos amplia a base de nossa vacinação no momento em que estamos agora”, disse. A medida segue a nova orientação do Ministério da Saúde para que não se estoquem doses de vacina. Com isso, o Paraná deve começar a vacinar as pessoas com 70 anos ou mais.

“Com uma dose, a pessoa já fica protegida das formas mais graves da doença”, disse Beto Preto. ” E atualmente o que precisamos é ampliar a nossa base de pessoas vacinadas”, explicou. O secretário disse ainda que o plano estadual segue o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Questionado a respeito de possíveis atrasos na aplicaçaõ da segunda dose, o secretário disse que “é um risco que vamos correr.”

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Governo do Paraná adia retorno das aulas presenciais na rede pública

Motorista morre ao ser ejetado e atropelado pelo próprio veículo

Cobra News (User)

Número de casos do novo coronavírus no Paraná chega a 154.168 com 3.878 mortes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais