O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretário de Saúde descarta qualquer possibilidade do Paraná ter uma pandemia de varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), após a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos, a monkeypox, ressaltou que o Paraná não corre risco de enfrentar uma nova pandemia. O secretário de Saúde do Paraná, César Neves, em entrevista à Rádio CBN Curitiba, disse que não há nenhuma comparação entre a varíola e a Covid-19.

“Estamos no monitoramento. Esse caso confirmado não muda em nada a nossa estratégia. Em algum momento haveriamos de ter um caso confirmado. Não devemos fazer uma comparação pura e simples com a Covid 19, que são doenças completamente diferentes, com evolução diferente e taxas de mortalidade também diferentes”, disse. Ele descartou a possibilidade de uma nova pandemia. “Não temos chance alguma de termos uma pandemia de varíola dos macacos”, afirmou o secretário.

Neves ressaltou ainda que o formato de transmissão da varíola dos macacos se dá de forma quase íntima.  “É um contato próximo, precisa ter contato com aquele líquido das bolhas, as chamadas vesísulas. Então é um contato mais próximo que a influenza ou a Covid 19”, disse,

O secretário lembrou que há dois casos em investigação de moradores de Londrina e Cascavel, nas regiões norte e oeste do Paraná. Ele fez um apelo para que pessoas que possam ter viajado para locais onde há a confirmação de infecções e que apresentem algum sintoma, procurem as unidades de saúde para receber atendimento.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Paraná confirma retorno às aulas no dia 18 na rede estadual, mas modelo híbrido é adiado para 1º de março

Vacinação contra a Mpox deve começar na próxima semana no Paraná

Procon do Paraná promove mutirão de renegociação de dívidas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais