O Portal do Norte do Paraná
ParanáRegião

Secretário de Meio Ambiente de Rolândia alerta para uso racional da água após decreto estadual de emergência hídrica

O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou ontem (7) situação de emergência hídrica no Paraná por um período de 180 dias, a partir da assinatura, por conta da estiagem. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia, Anderson Buss Cardoso, é necessário que a população faça uso racional da água.

O período de estiagem no estado ocorre desde junho de 2019 e causa impactos no sistema de abastecimento público, segundo a Sanepar. Anderson fala sobre como a estiagem afeta os rios do nosso município e da região e sobre a importância da racionalização do uso de água:

 

 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o déficit de chuvas atingiu o Estado de forma generalizada em abril, variando entre 30% a 90% dependendo da região.

O texto do decreto 4.626/2020 regulamenta e dá respaldo às empresas de água que atuam no Estado para tomar medidas de racionamento, equilibrando a distribuição entre todos os consumidores e regiões. Fica permitido rodízio no abastecimento por até 24 horas. Além da Sanepar, consórcios municipais e uma empresa privada prestam o serviço no Paraná.

Leia o decreto, na íntegra:

Decreto 4.626-2020

Estiagem

O Simepar alerta, ainda, que o período de estiagem no Estado deve se estender pelo menos até setembro, criando um cenário de seca ao logo do outono e do inverno. Com isso, os mananciais levarão ainda mais tempo para recuperar as condições normais de abastecimento.

Outro ponto é que a própria climatologia de precipitações do Paraná aponta para valores menos significativos de chuva nos meses do outono e inverno.

Reportagem: Daiane Valentin com informações da AEN

 

Nas fotos, o Rio Ivaí, em São Pedro do Ivaí. Com a seca, está sendo possível atravessar o rio caminhando.

 

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cornélio Procópio confirma 4º óbito pela COVID 19

Rolândia chega a 138 óbitos por Covid-19

Vacina da AstraZeneca começam a ser distribuídas aos município neste domingo

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais