O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretaria de Saúde recomenda o retorno gradual dos procedimentos cirúrgicos eletivos

A Secretaria da Saúde do Paraná publicou na última semana uma nova recomendação sobre a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos no Paraná. A orientação é de que os prestadores de serviços retomem as atividades gradualmente.

“Esta nova orientação para a retomada completa dos procedimentos cirúrgicos eletivos visa diminuir a fila de espera, que aumentou em todo o país durante a pandemia”, diz o secretário da Saúde, Beto Preto. “A orientação visa, também, o fortalecimento dos serviços de saúde e resposta ao cidadão paranaense que aguarda pelo atendimento”, afirma.

A Resolução Sesa número 1.268/2020 dispõe sobre a implementação e manutenção das medidas de enfrentamento à Covid-19. O artigo 22 da publicação recomenda que os prestadores contratualizados pela Secretaria da Saúde, retomem gradualmente os procedimentos, compatibilizando as agendas de modo a reduzir o risco de escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares, visando a otimização do estoque existente e preservando sua utilização para terapias intensivas e emergenciais.

Já o artigo 23, alerta que os demais hospitais privados e não contratualizados pela Secretaria da Saúde, que não constem no plano de atendimento Covid-19, também ficam autorizados a realizarem quaisquer procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares.

As recomendações não se aplicam aos procedimentos de cardiologia, oncologia, nefrologia, exames e procedimentos de urgência ou emergência e procedimentos a serem realizados em âmbito ambulatorial, visto que estes estão liberados em definitivo.

RECOMENDAÇÕES – As medidas de suspensão das cirurgias eletivas foram adotadas desde março para o contingenciamento de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares que estão sendo demandados aos pacientes internados com Covid-19 e para controlar a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Estado.

RESOLUÇÕES – Inicialmente a Resolução Sesa número 338/2020, recomendou a suspensão temporária das cirurgias eletivas. Logo após, a Resolução nº 395/2020 suspendeu a realização de cirurgias bariátricas. Em julho, a Resolução número 926/2020 autorizou a realização de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.

Em 21 de agosto, a Resolução número 1026/2020 alterou as recomendações anteriores e restringiu somente os procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares com demanda de terapia intensiva no pós-operatório ou em pacientes sob anestesia geral.

Com:AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Vacinação contra Covid-19 deve começar em março no Paraná, diz Ratinho Junior

Cobra News (User)

Paraná é o 2º estado com menor casos e mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes

Ratinho Junior diz que Paraná poderá liberar o uso de máscara em locais fechados em 10 dias

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais