O Portal do Norte do Paraná
Região

Secretaria de Saúde promove o ‘Sábado Azul’ com atendimentos voltados à saúde do homem

A Secretaria de Saúde vai promover no próximo dia 27 de novembro o ‘Sábado Azul’. O dia vai ser exclusivo para que homens de todas as idades recebam atendimento médico, encaminhamentos para exames e orientações sobre os cuidados com a saúde masculina. A ação acontece em novembro, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o segundo que mais acomete os homens – atrás apenas do câncer de pele. Cleonice Rafalski, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, explica que o atendimento vai ser direcionado de acordo com as demandas que surgirem.

Rafalski esclarece que, no dia, os homens vão poder levar todas as demandas. “Se for um homem diabético, nós vamos fazer o exame rápido da glicemia, ou se for um hipertenso a intenção é acompanhar o nível da pressão arterial”, explica. Segundo ela, os homens que quiserem também vão receber uma guia para fazer o exame PSA, que rastreia uma enzima que tem relação com o câncer de próstata quando alterada. De acordo com ela, os homens também vão poder atualizar a carteira de vacina e levar qualquer outra demanda em relação à saúde.

Segundo a coordenadora, os atendimentos vão acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade – exceto a unidade do 24 Horas – das 8h às 17h. “Todas as UBS estão fazendo o agendamento, mas também vamos atender quem aparecer no dia”, ressalta. Rafalski salienta que até o momento poucos homens agendaram os atendimentos: “muitos ainda têm o receio de ir ao médico e cuidar da saúde, mas é essencial que os homens façam exames de rotina e se orientem a respeito de doenças, como o câncer de próstata”, finaliza.

Assessoria

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Identificada motociclista que morreu em acidente no centro de Londrina nesta manhã

Homem é preso suspeito de abusar de criança em Apucarana

Caso Maria Helena completa três meses e polícia segue procurando marido suspeito

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais