O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Saúde promove curso de socorristas para atendimento no Siate em três cidades

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove a partir do dia 2 de maio um curso de socorristas para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). São 144 vagas, sendo 120 para oficiais e praças do Corpo de Bombeiros do Paraná e 24 para outros órgãos e entidades civis do Estado. As inscrições já estão abertas e devem seguir até 20 de abril.

As aulas serão finalizadas em 31 de julho deste ano, seguindo as normativas da Portaria do Ministério da Saúde nº 2048/02.

Para participar do curso, os interessados devem procurar seu empregador, para que a instituição entre em contato com uma Regional de Saúde.

A iniciativa, por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, tem como objetivo fortalecer a atuação dos socorristas na atenção pré-hospitalar, primeiros-socorros e na prestação de atendimento ágil e seguro aos pacientes.

“Precisamos preparar os profissionais para as situações relacionadas ao trauma, com atendimento qualificado, regionalizado e com muita agilidade. São diversos os acidentes em que o Siate é acionado, desde acidentes de trânsito, com arma de fogo, soterramentos, entre outros”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

ATENDIMENTO – A assistência ao parto e recém-nascido, traumatismos específicos – atendimento à vítima de queimadura, emergências psiquiátricas, atendimento inicial à vítima de trauma e sinais vitais são algumas das disciplinas que farão parte da capacitação.

O curso terá duas turmas em Curitiba, uma em Cascavel e uma em Londrina, com aulas presenciais e a distância. A carga horária é de 430 horas, sendo 149 horas de responsabilidade da Sesa, com aulas práticas. Outras 93 horas de aulas teóricas, e as demais horas, deverão ser preenchidas com as atividades previstas, como estágios em ambulâncias e visitas técnicas.

Esta é a segunda edição do curso neste formato. No ano passado, 114 bombeiros militares socorristas se formaram no treinamento para atuar em todo Estado nas ambulâncias do Siate. A intenção das secretarias que fazem parte do projeto é que cinco turmas sejam formadas por ano.

SIATE – O Siate é um serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e tem por missão atender às vítimas de acidentes, procurando dar socorro imediato adequado e condições ideais de transporte aos hospitais, a fim de evitar o agravamento das lesões e melhorar as chances de sobrevivência do acidentado.

AEN

SINTONIZE COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Começa neste sábado: Inverno deve ter pouca chuva e oscilações de temperaturas

Justiça revoga prisão domiciliar e manda para presídio policial bolsonarista que matou tesoureiro do PT

Criai pede rigor nas investigações no caso de violação de túmulos de idosas em Cambé

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais