O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Saúde põe equipe em alerta para evitar que faltem medicamentos no Paraná

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, realizou uma reunião de emergência nesta sexta-feira (24) para tratar do estoque de medicamentos anestésicos e a sua utilização na rede hospitalar durante o final de semana. Um comitê de gerenciamento estará de prontidão, em alerta total acerca de um possível desabastecimento dos insumos.

“Estamos há semanas atuando de forma a otimizar o uso dos medicamentos anestésicos e buscando soluções possíveis. Alertamos o Ministério da Saúde, informamos toda a rede de hospitais sobre a nossa situação”, explicou o secretário.

O contingenciamento que está sendo realizado no Estado é devido ao aumento do uso deste tipo de medicação, usado comumente para cirurgias, mas também para a intubação de pacientes internados nas UTIs pelo coronavírus.

A coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde e a direção do Centro de Medicamentos do Paraná, com a supervisão do gabinete do secretário, vão monitorar a situação.

 “Os pacientes não param de chegar em condições cada vez mais graves nos hospitais e esse tipo de fármaco é essencial para que a pessoa não sofra com o momento da colocação do tubo que vai auxiliar no suporte necessário para a respiração”, completou o secretário.

Os medicamentos que estão contingenciados são: atracúrio, rocurônio, noripinefrima, pancurônio, propofol, cetamina/dextrocetamina, cisatracúrio, fentanila e midazolam. De acordo com os estoques do Cemepar, há quantidade suficiente para poucos dias, caso a demanda siga em crescimento.

“Estamos numa grande articulação com o Ministério da Saúde visando o reabastecimento do nosso estoque, que deverá ser contemplado nos próximos dias. O Ministério ainda está fazendo uma grande aquisição internacional, que vai incluir o Paraná. Este foi um dos pleitos que apresentamos na visita do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello”, disse o secretário.

Informações da AEN

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cadastramento para Lei Aldir Blanc pessoa física vai até 14 de outubro

Paraná manda ofício ao Ministério da Saúde solicitando mais vacinas contra a dengue

Cobra News (User)

Secretaria Estadual da Saúde reforça conscientização sobre a prevenção da cegueira

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais