O Portal do Norte do Paraná
Brasil

SAMU de São Paulo estuda adotar modelo do serviço aeromédico do Paraná

Paraná- A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atendeu a um pedido da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e realizou uma videoconferência nesta quarta-feira (14) para apresentar a história e efetividade do serviço aeromédico no Paraná. As informações sobre a estruturação do serviço devem subsidiar estudos para implantação deste tipo de atendimento na capital paulista, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, afirmou que desde a implantação do serviço no Estado, em 2014, não houve nenhum óbito a bordo das aeronaves. “Nossas equipes são altamente treinadas para salvar vidas e graças à preparação e dedicação destes profissionais, o Paraná tem índice zero de mortalidade neste serviço”, afirmou.

A equipe paulista quis saber sobre os custos atuais do serviço no Paraná, considerando o número de acionamentos. O diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, explicou o processo. “Nossa média é de 2,2 mil atendimentos anuais com as cinco aeronaves que temos. Atualmente o custo do voo/hora é de pouco mais de R$ 10 mil.

Considerando os custos adicionais, cada paciente atendido pelo serviço custa em média R$ 15 mil”, explicou. O serviço atende tanto vítimas de trauma como casos clínicos. Os traumas mais comuns são acidentes de trânsito e afogamentos. Os casos clínicos envolvem Acidente Vascular Cerebral (AVC) e emergências cardíacas. Em paralelo, o

Estado conta com um dos mais robustos sistemas de atendimento de transplantes do País, também com suporte aéreo. O Paraná atingiu a marca de 41,5 doações de órgãos por milhão de população (pmp) em 2020, ficando à frente de todos os estados brasileiros e muito acima da média nacional, que fechou em 18,1 pmp.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via Resgate Aeromédico)

Postagens relacionadas

PRF volta a fiscalizar rodovias federais com radares móveis

Número de mortes após chuva em Petrópolis sobe para 152, buscas continuam neste domingo

Segurança que matou jovem em supermercado já foi condenado por violência doméstica

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais