O Portal do Norte do Paraná
Região

Rolândia registra 60 casos de dengue, segundo Secretaria Municipal de Saúde

Rolândia tem 60 casos positivos de dengue, desde agosto. A informação é do boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (6). O informe registra ainda 717 notificações de suspeita de dengue, com 107 casos descartados. Até o momento, nenhum óbito por dengue foi registrado na cidade.

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em dezembro de 2020, aponta 2,4% – situação de médio risco, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.

Veja o boletim completo da dengue desta quarta: Boletim da Dengue – 06.01.2021

Ações de combate

Na última segunda-feira (4), agentes do setor de endemias do município realizaram um mutirão de limpeza na região central, nos arredores do local onde ocorre a Feira Livre aos domingos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, este é o local com maior índice de larvas encontradas e expressiva confirmação de casos.

A pasta informou que foram visitados cerca de 400 imóveis do perímetro, dos quais foi removida aproximadamente meia tonelada de lixo, que podem se tornar criadouros do mosquito. Na sequência, foi aplicado o inseticida Cielo.

A coordenadora do setor de Endemias, Lígia Mota, reforça que a ajuda do cidadão é fundamental no enfrentamento à dengue. “Necessitamos do apoio da população para prevenir-se da dengue, devemos lutar contra o mosquito, destruindo os criadouros da doença. É importante evitar o acúmulo de água parada, limpar sempre as caixas d’água e mantê-las fechadas, retirar os pratinhos dos vasos de plantas, limpar os ralos, tratar a piscina com cloro e nunca descartar lixo de maneira inadequada”.

 

 

Denúncias

Com exceção da Unidade Básica de Saúde Central, que é referência no tratamento da Covid-19, todas as demais UBS atendem e tratam pacientes com dengue ou suspeita. Para denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti, o telefone é o 3906-1126.

Com Ascom/PMR

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cavalo é vítima de maus tratos em Faxinal

Aquaplanagem provoca capotamento de veículo na BR-369 em Rolândia

Comércio de Cambé reabre segunda-feira;confira o decreto

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais