O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Resolução determina volta de alunos a aulas presenciais na rede estadual do Paraná; ensino remoto fica restrito a alunos com comorbidades

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) do Paraná publicou, nesta quinta-feira (23), uma resolução que determina o retorno dos alunos da rede estadual de ensino ao ensino presencial e restringe a oferta de aulas remotas a estudantes com comorbidades ou em isolamento por infecção da Covid-19.

Para todos os outros alunos, de acordo com a secretaria, a rede estadual vai encerrar a possibilidade de aulas remotas, mantendo apenas o ensino presencial.

A publicação desta quinta-feira (23) substitui uma resolução que permitia que os responsáveis pelos alunos escolhessem se os alunos teriam aulas presenciais ou remotas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), as escolas da rede pública vão ter uma semana para se adaptarem à nova determinação e informarem aos pais e responsáveis que estão com os filhos em casa.

Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que os processos disciplinares eram sigilosos, mas que priorizava o retorno às aulas presenciais.

Atualmente, mais da metade da rede de pouco mais de um milhão de alunos já frequenta presencialmente as aulas, segundo a Seed.

Cenário da pandemia

De acordo com o governo estadual, a mudança acontece na mesma semana em que o Ministério da Saúde voltou atrás e liberou a vacinação de adolescentes.

Segundo a Sesa, a publicação também leva em conta o cenário da pandemia, com “ocupação estável de leitos de UTI e enfermaria e queda na média móvel de casos (55%) e óbitos (45%)”.

Medidas de biossegurança

A resolução também mantém medidas de biossegurança para as atividades presenciais nas escolas.

O documento determina o distanciamento de 1 metro entre as mesas nas salas de aula.

De acordo com a Sesa, em escolas que não for possível abrigar todos os alunos com o distanciamento mínimo, será possível fazer um revezamento com aulas remotas.

Mesmo assim, a resolução orienta que, caso seja necessário, as escolas devem reorganizar as salas de aula para que todos os alunos possam ser abrigados para as aulas presenciais com o distanciamento recomendado.

O documento também determina o uso obrigatório de máscaras, o não compartilhamento de objetos e utensílios pessoais e a limpeza e desinfecção do ambiente e superfícies.

G1/PR

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Casos de coronavírus no Paraná chegam a 1.033.452, aponta boletim; estado tem 24.916 mortes

Paraná registra mais de 12 mil novos casos e nove mortes por dengue

Caminhão carregado de diesel explode após acidente envolvendo outros dois veículos na BR-153, em Tibagi

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais