O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Ratinho Junior libera comércio, shoppings e bares aos domingos

Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, liberou nesta sexta-feira (30) o funcionamento do comércio, bares, restaurantes e shoppings centers aos domingos a partir deste fim de semana. O novo decreto foi publicado nesta sexta-feira (30) e vale até 15 de maio.

A abertura aos domingos das atividades não essenciais está condicionada a restrições de horário, ocupação e tipo de atendimento. O decreto também permite a reabertura de museus no estado.

O governo admite que os números da Covid-19 no Paraná estão elevados, mas se escora no argumento de que há uma tendência de queda dos indicadores.

O estado se aproxima da marca de 1 milhão de casos e já passou de 22,2 mil mortes, de acordo com o boletim desta sexta. O aumento em relação ao dia anterior foi de 4.674 diagnósticos e 168 óbitos.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o estado registra queda de 16% no número de casos confirmados e de 49% no número de mortes em relação aos últimos 14 dias. O governo também indica que a taxa de transmissão da doença está abaixo de 1 (0,92).

Regras para funcionamento

De acordo com o decreto, nos municípios com mais de 50 mil habitantes as atividades de prestação de serviços e de comércio não essencial, como shoppings, poderão funcionar todos os dias das 10h às 22h, com limite de 50% de ocupação.

Nas cidades com menos de 50 mil habitantes, o governo diz que deverão ser seguidas as regras definidas por prefeitos.

Restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar todos os dias, das 10h às 23h, com limitação da capacidade em 50%. Fora desse horário será permitida apenas a modalidade de entrega.

As academias de ginástica e demais estabelecimentos de práticas esportivas individuais ou coletivas estão autorizados a funcionar das 6h às 22h, com limitação de 30% de ocupação.

Os museus poderão receber o público no horário das 10h às 22h com 50% da capacidade.

Já as atividades e serviços essenciais, como supermercados, farmácias e clínicas médicas não tem qualquer limitação de horário, durante todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana.

Toque de recolher e venda de bebidas

O decreto desta sexta uniformiza os horários do toque de recolher e da proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos ou coletivos. Com isso, as medidas valem para o período entre 23h e 5h.

A proibição de circulação de pessoas não se aplica a profissionais e veículos vinculados a atividades essenciais, que não têm restrição de dias e horários.

O que continua proibido?

Conforme o governo, continuam proibidas atividades que causem aglomerações, como casas de shows, circos, teatros e cinemas; eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, como casas de festas, de eventos, incluídas aquelas com serviços de buffet.

Também permanecem com proibição os estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras, eventos técnicos, congressos e convenções; casas noturnas e correlatos; além de reuniões com aglomeração de pessoas, encontros familiares e corporativos.

Reuniões e encontros familiares e corporativos poderão ser realizados desde que não ultrapassem 50 pessoas, de acordo com o decreto.

Também continuam suspensas as aulas presenciais da rede estadual. O cronograma do retorno será definido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), informou o governo.

Igrejas e práticas religiosas

Pelo decreto, não houve mudança em relação às práticas religiosas, que devem seguir resolução da Sesa, de 26 de fevereiro. O documento orienta templos, igrejas e outros espaços a adotarem preferencialmente o formato virtual.

Caso haja atividades presenciais, os locais devem respeitar o limite de 25% da ocupação.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

Postagens relacionadas

Parcelamento de débitos da Sanepar com condições especiais termina em 31 de julho

Cobra News (User)

Depois de três meses, corpo de trigêmea que morreu afogada no Rio Paraná é liberado pelo IML

Saúde reforça cuidados para evitar acidentes com escorpião

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais