A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Ratinho Junior libera comércio, shoppings e bares aos domingos

Ratinho Junior libera comércio, shoppings e bares aos domingos

Publicado em: 30 abr 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, liberou nesta sexta-feira (30) o funcionamento do comércio, bares, restaurantes e shoppings centers aos domingos a partir deste fim de semana. O novo decreto foi publicado nesta sexta-feira (30) e vale até 15 de maio.

A abertura aos domingos das atividades não essenciais está condicionada a restrições de horário, ocupação e tipo de atendimento. O decreto também permite a reabertura de museus no estado.

O governo admite que os números da Covid-19 no Paraná estão elevados, mas se escora no argumento de que há uma tendência de queda dos indicadores.

O estado se aproxima da marca de 1 milhão de casos e já passou de 22,2 mil mortes, de acordo com o boletim desta sexta. O aumento em relação ao dia anterior foi de 4.674 diagnósticos e 168 óbitos.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o estado registra queda de 16% no número de casos confirmados e de 49% no número de mortes em relação aos últimos 14 dias. O governo também indica que a taxa de transmissão da doença está abaixo de 1 (0,92).

Regras para funcionamento

De acordo com o decreto, nos municípios com mais de 50 mil habitantes as atividades de prestação de serviços e de comércio não essencial, como shoppings, poderão funcionar todos os dias das 10h às 22h, com limite de 50% de ocupação.

Nas cidades com menos de 50 mil habitantes, o governo diz que deverão ser seguidas as regras definidas por prefeitos.

Restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar todos os dias, das 10h às 23h, com limitação da capacidade em 50%. Fora desse horário será permitida apenas a modalidade de entrega.

As academias de ginástica e demais estabelecimentos de práticas esportivas individuais ou coletivas estão autorizados a funcionar das 6h às 22h, com limitação de 30% de ocupação.

Os museus poderão receber o público no horário das 10h às 22h com 50% da capacidade.

Já as atividades e serviços essenciais, como supermercados, farmácias e clínicas médicas não tem qualquer limitação de horário, durante todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana.

Toque de recolher e venda de bebidas

O decreto desta sexta uniformiza os horários do toque de recolher e da proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos ou coletivos. Com isso, as medidas valem para o período entre 23h e 5h.

A proibição de circulação de pessoas não se aplica a profissionais e veículos vinculados a atividades essenciais, que não têm restrição de dias e horários.

O que continua proibido?

Conforme o governo, continuam proibidas atividades que causem aglomerações, como casas de shows, circos, teatros e cinemas; eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, como casas de festas, de eventos, incluídas aquelas com serviços de buffet.

Também permanecem com proibição os estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras, eventos técnicos, congressos e convenções; casas noturnas e correlatos; além de reuniões com aglomeração de pessoas, encontros familiares e corporativos.

Reuniões e encontros familiares e corporativos poderão ser realizados desde que não ultrapassem 50 pessoas, de acordo com o decreto.

Também continuam suspensas as aulas presenciais da rede estadual. O cronograma do retorno será definido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), informou o governo.

Igrejas e práticas religiosas

Pelo decreto, não houve mudança em relação às práticas religiosas, que devem seguir resolução da Sesa, de 26 de fevereiro. O documento orienta templos, igrejas e outros espaços a adotarem preferencialmente o formato virtual.

Caso haja atividades presenciais, os locais devem respeitar o limite de 25% da ocupação.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.