O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Ratinho Junior chega a 52% das intenções de voto ao Governo do Paraná

O Instituto RealTime Big Data divulgou nesta terça-feira (16) o seu terceiro e mais recente levantamento sobre a disputa ao Governo do Paraná. Contratada pela Tv Record, esta é a primeira pesquisa realizada após o registro oficial das candidaturas e elevou a perspectiva de vitória do atual governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) no 1ᵒ turno, que chegou a 52% das intenções de voto, contra 22% de todos os seus adversários somados.

Na sequência, estão o ex-governador Roberto Requião (PT), que marcou 18%. Com 1% cada, aparecem quatro candidatos: Ricardo Gomyde (PDT), Professor Ivan (PSTU), Ângela Machado (PSOL) e Vivi Motta (PCB). Solange Bueno (PMN), Joni Correia (DC) e Adriano Teixeira (PCO) não chegaram a 1%, enquanto brancos e nulos somam 13%, mesmo índice dos que não souberam ou não responderam.

Quando são analisados apenas os votos válidos, Ratinho Junior chega a 71% das intenções contra 29% dos demais candidatos. A 47 dias da eleição e em viés de alta, o governador segue como franco favorito na disputa, o que pode ser explicado em parte pela alta taxa de aprovação de sua gestão pela população paranaense.

Perguntados sobre a aprovação da gestão Ratinho Junior a frente do Palácio Iguaçu, 61% dos entrevistados disseram aprová-la, ante 30% dos que alegam desaprovar. Os outros 9% não souberam ou não responderam a pergunta. O impacto nas intenções de voto fica mais evidente quando são analisados os níveis de avaliação da população, em que 52% disseram considerar a atual gestão estadual como ótima ou boa, o que coincide exatamente com a porcentagem de eleitores que pretendem votar no governador.

SENADO – O RealTime Big Data também avaliou a intenção de votos para a única vaga em disputado ao Senado Federal no Paraná. Sérgio Moro (União Brasil) aparece a frente, com 30%, seguido por Álvaro Dias (Podemos), com 27%, e Paulo Martins (PL), com 8%. Aline Sleutjes (PROS) e Rosane Pereira (PV) têm 2% cada, enquanto Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias (PSOL), Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN) aparecem com 1%. Roberto França (PCO) não chegou a 1% das intenções.

SOBRE A PESQUISA – O levantamento da RealTime Big Data, contratado pela TV Record, ouviu 1.500 eleitores do Paraná por telefone entre os dias 13 e 15 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-06612/202.

Mais informações na programação da FM 107.1

Via Tn Online

Postagens relacionadas

CRM-PR faz alerta para enfrentamento da Covid-19 nas próximas semanas

UEL divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2023 nesta quinta-feira

Cobra News (User)

Morre a primeira criança por Covid-19 no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais