O Portal do Norte do Paraná
Região

Projeto da UEL planeja transformar o campus universitário em cidade inteligente

Tornar o Campus Universitário da UEL em laboratório vivo e, ao mesmo tempo, aliar tecnologia e experiências humanas para solucionar problemas diários, como ambientes pouco ventilados e alto consumo de energia elétrica. A proposta é do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL, que pretende fazer do espaço da universidade um modelo de cidade inteligente (smart city) para criar e experimentar novas possibilidades de vivência no meio urbano.

O projeto é denominado “Explorando metodologias de projeto no Smart Campus UEL: a implementação de um laboratório vivo, informacional e afetivo”.

O campus é facilmente associado a uma cidade, segundo o coordenador do projeto, Rovenir Bertola Duarte, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do CTU. “Tem pessoas, sistema de transporte, rua, iluminação, espaço de alimentação, estacionamento”, afirma. Por este motivo, diz, é um local que pode simular ações antes de elas serem implantadas nas cidades.

O que dá mais facilidade à investigação é que a população do espaço, ou seja, a comunidade universitária, formada por alunos, professores e servidores, é engajada para novas tecnologias e há o interesse do próprio local nas pesquisas. “O campus é um campo infinito de dados”, defende o professor.

Iniciado em dezembro de 2020, o projeto tem o modelo guarda-chuva, com várias frentes e participantes envolvidos, sendo eles do CTU, do Centro de Ciências Exatas (CCE), da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e colaboradores de universidades nacionais e internacionais.

Para as primeiras pesquisas na UEL, o prédio do CTU foi escolhido como edifício piloto, por já ter realizado a etiquetagem de eficiência energética, com apoio da Copel. Virtualmente, será criado modelo idêntico ao prédio, chamado de digital twin (gêmeo digital), construído em processo BIM (Modelagem de Informações da Construção), a partir de diversos dados do edifício. Esta etapa será feita em parceria com o pesquisador Ricardo Codinhoto, da Universidade de Bath (Inglaterra).

O primeiro estudo, em processo de aprovação pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), poderá avaliar o conforto do ambiente e a ventilação de áreas de uma sala de aula, por meio de monitoramento em tempo real e análise com inteligência artificial.

Isso significa medir o espaço e entender o desenho das paredes, além de medir temperatura, umidade, CO2 e a velocidade do vento. Nesta etapa, além de Rovenir Duarte e Ricardo Codinhoto, participam os professores Thalita Giglio, Camila Atem e Ercilia Hirota, do Departamento de Construção Civil; Cesar Imai, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo; Bruno Zarpelão, do Departamento de Computação, do CCE; e Marieli Azoia Lukiantchuki, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

OUTRAS FRENTES – Para melhorar a eficiência energética e diminuir o consumo de energia elétrica no local, uma das propostas é utilizar a dimerização de lâmpadas, isto é, controle da intensidade da luz. Em estudos prévios feito pelas professoras do CTU, um sistema com iluminação dimerizada e automatizada pode identificar, por meio de simulações computacionais, espaços mais claros, perto das janelas, e diminuir a intensidade da luz emitida e, com isso, economizar energia elétrica.

Há, ainda, estudos com uso da inteligência artificial para avaliar as filas do Restaurante Universitário (RU) e apontar, em tempo real, os momentos em que ocorrem picos de usuários. Para isso, os pesquisadores adotarão a tecnologia chamada “detecção de objeto”, em que é possível fazer a contagem de pessoas num mesmo espaço. A pesquisa é realizada por Ricardo Rodrigues, estudante de mestrado em Arquitetura e Urbanismo, que terá na sua banca professor convidado que pertence à Universidade de Harvard.

As primeiras experiências como essa foram aplicadas em universidades da França, Espanha e Inglaterra, sendo chamadas de smart campus. No Brasil, elas começaram em 2015, em instituições como Faculdade de Sorocaba (Facens), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidades Federais do Pará (UFPA) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

Experiência feita na Unicamp pode ser aplicada futuramente no Campus da UEL, com o sistema de transporte. Segundo o professor, lá foi estudada a quantidade de ônibus necessária para cada horário, por meio de monitoramento nos pontos de ônibus e inteligência artificial.

SENSÍVEL E AUTOMAÇÃO  De acordo com o professor, esse não é um projeto pensado somente para os próximos 50 anos da UEL. “É inevitável, o futuro está nos atropelando. A gente não consegue mais projetar porque ele está nos alcançando rápido. É um projeto de preparação”, afirma. Esse futuro antecipado é, segundo Rovenir Duarte, provocado também pela tecnologia. “Para aproveitarmos de fato a tecnologia é preciso nos mantermos o mais humano possível”, diz ele.

Por este motivo, defende o conceito de cidade sensível: “a cidade é sensível à pessoa e a pessoa à cidade”. Neste modelo, as pessoas são preparadas criticamente para utilizar a tecnologia e aprendem a conversar com as máquinas. Com isso, os processos são automatizados o máximo possível e as máquinas trabalham para as pessoas – não o contrário.

Outras ações futuras estão previstas no espaço do Centro de Estudo, como caminhabilidade e mapa comportamental. Isso está associado em mais segurança aos prédios, por se definir as principais rotas feitas, os horários, a iluminação do ambiente. Essa parte do projeto guarda-chuva será em parceria com a professora Milena Kanashiro, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo, segundo Rovenir, é ampliar os estudos para todo o campus. “O modelo informacional é o no CTU, mas, de fato, não deve ficar só ali. Vamos aprender, gerar aprendizado, e pouco a pouco compartilhar a gestão com a Prefeitura do Campus”, afirma.

MANUTENÇÃO DOS PRÉDIOS – Para além dessas ações, o projeto vai colaborar, também, com a manutenção dos prédios. Por meio da tecnologia, será possível identificar problemas da área de cada edifício. A ação será feita em parceria com a Prefeitura do Campus (PCU), que já tem utilizado geoprocessamento para levantar informações sobre as edificações.

Será possível passar todas essas informações para o BIM. Segundo Rovenir, a modelagem, que era utilizada somente para construção dos prédios, agora também é uma ferramenta para acompanhar a “vida” deles e torná-los mais sustentáveis. “Se soubéssemos quais salas têm ventilação mais adequadas, seria possível replicarmos o modelo em novas construções”, afirma.

SMART CITY E SMART CAMPUS – A smart city surgiu embrionariamente com o primeiro projeto de dados urbanos em grande escala, em meados de 1970, em Los Angeles, no Estados Unidos. O objetivo era transformar as cidades em ambientes mais sustentáveis, a partir do uso de ferramentas tecnológicas. Nos anos 2000 foi cunhado o termo cidade mais humana, com envolvimento emocional.

Via:AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Sercomtel é a melhor operadora de telefonia fixa do Brasil, segundo Anatel

Capotamento deixa condutora ferida entre Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul

Jovem de 18 anos cai de prédio e morre em Arapongas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais