O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Professora dá lição de sensibilidade ao permitir a presença de um pintinho em sala de aula para acalmar aluna

A janela de uma escola de Londrina, no norte do Paraná, revela um mundo a ser conquistado. Mas é do portão para dentro que está a figura fundamental para abrir nossos horizontes: o professor.

Não é à toa que o dia deles, esta sexta-feira (15), começou com gestos singelos de carinho, como o da menina que trouxe conchinhas para cada um. É o reconhecimento a quem dá às crianças as bases do conhecimento.

“A gente precisa aprender e entender”, disse o menino Kawan.

Passar conteúdo não é a única missão dos professores. No dia-a-dia eles se deparam com vários outros desafios, e até uma profissional com 21 anos de experiência, como a professora Adriana Oliva, ainda se surpreende com as histórias que aparecem no caminho da educação.

Foi assim meses atrás com a chegada da aluna Kemilly, que tem sete anos e entrou pela primeira vez em uma escola.

“Almoço na escola. Estávamos na hora do almoço e escutamos o choro no pátio. Falei pra ela ‘olha vamos conhecer a sala, temos uma sala muito bonita, você vai gostar’, mas ela nem ouvia, o choro era constante. Entramos na sala, e ela estava com uma bolsa cor de rosa, então falei ‘vamos ver o que a mamãe mandou de material, o estojo, vamos ver se tem caderno’. Quando abri a bolsa, tinha um moletom, um potinho de margarina e dentro dele um pintinho”, se divertiu a professora.

Foi difícil dar aula com o pintinho piando e ciscando na sala de aula, mas a professora enxergou a importância de manter o visitante ali.

“A Kemilly mora em um local onde tem uma granja e lida com isso todos os dias. Na hora, percebemos que era um jeito de trazer um pouquinho da casa dela para dentro da escola”, contou a professora.

O pintinho acompanhou a Kemily por dois dias até que a própria aluna sentiu confiança para trocar o amiguinho por um outro mais silencioso.

“Ela trouxe um pintinho de pelúcia. A gente viu que ela foi se adaptando, de uma forma que a gente nem esperava”, lembrou a professora.

“A professora acolheu, colocou o pintinho na carteira para estudar junto com ela. Esse acolhimento é o que faz a diferença”, pontuou Célia Márcia de Faria, diretora da escola municipal.

Fazer a diferença, está aí uma frase que define essa profissão. Mesmo que para isso seja necessário ser um pouco mãe, um pouco psicóloga, um pouco poetisa, como a professora Ângela, que escreveu um poema para homenagear todos os colegas.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930
Via G1 Paraná

Postagens relacionadas

Cancelas do pedágio no Paraná ficarão sem cobrança até que novos contratos sejam assinados, diz secretário

Temporada de verão começa neste fim de semana; Polícia lança operação nas rodovias

Morador de cobertura é preso após cortar corda que segurava trabalhador enquanto ele limpava fachada de prédio em Curitiba

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais