O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Produção de vacina russa contra Covid-19 pelo Tecpar será fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Paraná

A produção da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será um dos alvos prioritários da fiscalização a ser exercida pelo Tribunal de Contas do Estado em 2021. Prevista para o próximo ano, a fabricação local do produto, que visa à imunização contra a Covid-19 – doença provocada pelo novo coronavírus -, é fruto de uma parceria firmada entre o governo estadual e o Fundo Russo de Investimento Direto.

A iniciativa foi anunciada pelo vice-presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, nesta quarta-feira (28 de outubro), ao relatar o processo que aprovou o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2021 do órgão, na sessão ordinária nº 34/2020 do Tribunal Pleno. Aprovado por unanimidade, o documento é o principal instrumento para a coordenação das atividades de controle externo do TCE-PR, com o estabelecimento de diretrizes gerais e específicas de fiscalização.

Plano

O PAF 2021 está alinhado às orientações da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e ao Plano Estratégico 2017-2021 do Tribunal, especialmente no que diz respeito à visão ali estabelecida de aproximar o órgão de controle da sociedade paranaense, apresentando mais resultados que a beneficiem.

Além dessa aproximação, o plano prevê a adoção de outras seis diretrizes gerais: a ênfase no planejamento da fiscalização; a priorização de fiscalizações com base em critérios de risco, relevância e materialidade; a realização dos trabalhos por servidores especializados em cada área; a otimização dos recursos disponíveis ao TCE-PR; o aprimoramento da fiscalização concomitante dos atos praticados pelos gestores públicos; e, por fim, mas não com menor importância, a transparência dos temas, critérios, métodos e resultados das fiscalizações empreendidas pelo Tribunal.

Para o próximo ano, foram elencadas como prioritárias 15 áreas da administração pública, entre elas o tema ciência e tecnologia, no âmbito do qual está prevista a fiscalização a respeito da produção da vacina russa contra a Covid-19. As demais são agricultura, assistência social, cultura, educação, energia, gestão ambiental, gestão pública, previdência social, saneamento, saúde, segurança pública, trabalho, transporte e urbanismo.

Fonte:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

‘Ele chorou, não queria ir. Deixei na perua pensando que estava seguro’, diz mãe de menino morto ao ser esquecido em van escolar

Cobra News (User)

Sinal 5G já está disponível em mais 395 municípios do país

Cobra News (User)

STJ nega suspensão de reajuste de medicamentos neste ano

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais