O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Procura por vacina cai e ‘fila de atrasados’ já tem mais de 5 milhões no Paraná

A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou e os paranaenses já estão se descuidando naquela que é a mais importante e eficaz medida contra a Covid-19: a imunização. Segundo informações da Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), nos últimos meses simplesmente despencou a procura pela vacina no Paraná, numa situação que já faz com que mais de 5 milhões de pessoas estejam com a vacinação atrasada no estado, conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR).

No primeiro mês de 2022, por exemplo, foram aplicados 1.888.668 doses do imunizante contra a Covid no Paraná, sendo que 305.819 dessas aplicações foram referentes à segunda dose da vacina e outras 1.255.152 foram dose de reforço (ou terceira dose). Desde então, contudo, a procura pela vacinação vem caindo gradativamente, tendo atingido seu menor nível no último mês.

Em maio, o total de doses aplicadas no estado foi de 521.544, número 72% inferior ao registrado em janeiro. No mês passado foram aplicadas 85.044 segundas doses, valor 72% inferior ao do primeiro mês do ano, enquanto o número de doses de reforço aplicadas foi de 220.792, com queda de 82% na comparação com janeiro.

Com a demanda em baixa, o Paraná tem visto crescer o contingente de pessoas com a vacinação em atraso e que, consequentemente, estão mais suscetíveis a desenvolver quadros graves da doença, caso contaminados. Nesse sentido, o último levantamento da Sesa-PR revela que há mais de 5 milhões de pessoas no Paraná que estão nessa condição, sendo que 1,3 milhão não tomaram a segunda dose do imunizante e 4,3 milhões não tomaram a primeira dose de reforço, totalizando 5,6 milhões de ‘atrasados’.

A situação, aliás, não é exclusividade paranaense. No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, mais de 111,8 milhões de doses contra covid-19 já poderiam ter sido aplicadas em indivíduos aptos, mas que ainda não buscaram postos de saúde para atualizar a imunização. São 22 milhões de segundas doses e 62,7 milhões de terceiras (primeiro reforço), em atraso, além de 27,1 milhões de quartas doses (segundo reforço) em pessoas com 50 anos ou mais.

Segundo os dados do Vacinômetro nacional, o Paraná registra até agora 25.749.996 vacinas aplicadas, sendo 10.036.316 primeira dose (D1), 9.155.800 segundas doses (D2), 336.285 doses únicas (DU), 381.109 doses adicionais (DA), 5.259.327 primeiras doses de reforço (REF) e 581.159 segundas doses de reforço (R2). No país, o número de doses aplicadas chega a 444.713.715

A importância da imunização

Estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia é importante porque alguns meses após as primeiras doses o nível dos anticorpos começam a cair no organismo do imunizado, o que significa que a proteção que as vacinas conferem contra a doença pode acabar sendo prejudicada. Dessa forma, as doses de reforço (como a terceira e a quarta dose) proporcionam um aumento na quantidade de anticorpos circulantes no organismo, reduzindo a chance de cada pessoa se infectar (ou reinfectar) e, principalmente, de desenvolver quadros graves da doença.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Com sistema prisional superlotado, população carcerária cresce 9% no Paraná em 2021

Menina que ficou com o cabelo preso em sugador de piscina reencontra socorristas: ‘São anjos’, diz mãe

Cobra News (User)

Paraná manda mais sete bombeiros e três cães para ajudar o Rio Grande do Sul

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais