O Portal do Norte do Paraná
Região

Procon Londrina notifica postos de combustíveis para analisar aumento indevido de preços

A Prefeitura de Londrina, por meio do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD), irá notificar 99 postos de combustíveis da cidade, após a última pesquisa de preços feita pelo órgão e publicada dia (2). O levantamento, realizado no dia 24 de fevereiro, apontou aumento nos valores médios da gasolina comum e do etanol, indicando elevação de 9,70% e 13,5%, respectivamente. Dessa forma, o Procon-LD agora busca avaliar se houve possíveis aumentos injustificados nos preços que estão sendo praticados.

Todos os estabelecimentos serão notificados por meio de correspondência e deverão, obrigatoriamente, apresentar as documentações solicitadas pela Prefeitura. Dentre as exigências, estão as notas fiscais de compra e venda de gasolina, etanol e diesel, referentes ao período de 22 de fevereiro a 3 de março. As respostas deverão ser repassadas em um período de até cinco dias, após o recebimento da notificação.

De acordo com o diretor-executivo do Procon-LD, Thiago Mota Romero, as documentações serão analisadas para que seja possível detectar se há, ou não, cobrança abusiva nos valores de venda aplicados pelos postos de combustíveis. “É preciso verificar quais estabelecimentos aumentaram os preços antes do último reajuste anunciado pela Petrobrás, por meio de verificação das notas fiscais. Se houver aumento indevido, sem justificativa plausível, será aberto auto de infração para procedimentos administrativos, com possibilidade de ampla defesa. Confirmada a infração, os postos poderão ser multados e sofrer outras sanções aplicáveis por lei”, explicou.

Ainda segundo Romero, aqueles postos de combustíveis que se negarem a fornecer as informações necessárias poderão responder por crime de desobediência à ordem legal, previsto no Artigo 330 do Código Penal.

Com N.com/Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Familiares e amigos de jovem morto em acidente envolvendo cavalo fazem protesto

Crianças de 7 e 12 anos morrem carbonizadas em incêndio em Maringá

Cobra News (User)

Municípios da região decidem manter o comércio fechado por mais uma semana

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais