O Portal do Norte do Paraná
Região

PROCON-LD notifica supermercados por possível aumento de preços de alimentos

Após ter recebido uma série de denúncias referentes a aumento de preços de produtos alimentícios básicos, comercializados pelas principais redes de supermercado da cidade, o Procon Londrina fiscalizou e notificou vários estabelecimentos na última sexta-feira (4).

As denúncias são direcionadas, principalmente, a um possível aumento injustificado dos valores de venda do arroz de cinco quilos, além de outros itens de cesta básica como leite, feijão, farinha de trigo, café, óleo e açúcar.

A partir da determinação oficial, os representantes das lojas fiscalizadas agora terão prazo de cinco dias para apresentar justificativa e prestar esclarecimentos, apresentando os documentos solicitados pelo órgão.

Os estabelecimentos notificados deverão informar o motivo da variação de preço, informando os valores de compra e de venda de todas as marcas dos produtos relatados, no período de 1º de agosto a 1º de setembro. Caso haja constatação de irregularidades ou preços abusivos, as redes poderão sofrer sanções do Procon-LD, que vão desde advertência ou multa a até, em último caso, interdição das lojas.

De acordo com o diretor-executivo do Procon-LD, Carlos Eduardo Vaz, foram várias as reclamações registradas, recentemente, pelos consumidores quanto a variação de preços nos últimos 30 dias, principalmente em relação ao preço do arroz. “Foram notificadas lojas das grandes redes de supermercados, que precisarão apresentar todas as notas fiscais dos produtos, no último mês, para que seja possível apontar se está sendo praticado, ou não, abuso nos preços. Se isso for confirmado, será lavrado auto de infração e aberto prazo de dez dias para apresentação de defesa”, frisou.

A recusa em apresentar as informações solicitadas pode configurar crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal.

Qualquer cidadão pode fazer sua denúncia ao PROCON-LD, pelo número 151, 3372-4823 ou 3372-4824/4825. O e-mail é o procon@londrina.pr.gov.br . Devido à pandemia, os atendimentos estão sendo feitos das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Para atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio. O endereço da sede do Procon-LD é Rua Piauí, 1.117.

Informações: N.com

Imagem: Divulgação

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rapaz é preso por estupro de vulnerável em Apucarana

Grupo de jovens canta louvor em shopping de Londrina e público canta junto

Cobra News (User)

Prefeitura de Londrina torna obrigatório uso de máscara e anuncia retorno gradativo de atividades econômicas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais