O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Presidente diz que entrou com ação no STF contra decretos de governadores

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (17), que entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra decreto de governadores que determina medidas mais restritivas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Conforme  Bolsonaro, alguns governadores e prefeitos são “projetos de ditadores”. “Entramos com ação direta de inconstitucionalidade junto ao STF buscando conter esses abusos. Entre eles, o mais importante é que nossa ação foi contra o decreto de 3 governadores. No decreto, inclusive, o cara bota toque de recolher. Isso é estado de sítio, que só uma pessoa pode decretar: eu”, disse o presidente em live semanal transmitida pelas redes sociais

“Se sou eu que assino o decreto, vai para dentro do Parlamento e, se eles concordarem, entra em vigor. Agora o decreto de um governador ou prefeito tem poder de usurpar a Constituição”, reclamou.

Bolsonaro não disse contra quais governadores entrou na Justiça, mas, na semana passada, ele acusou o governador do Distrito Federal de instituir um “estado de sítio” —mecanismo que possibilita restrições a direitos ou medidas excepcionais para conter algum tipo de abalo à ordem pública.

Durante a ‘live’, o presidente demonstrou indignação contra as medidas adotados em São José do Rio Preto. “Prefeito de São José proíbe a venda de combustíveis, olha a que ponto chegou o decreto do prefeito. Para abastecer o carro lá vai ser exigido um documento comprobatório de atividade permitida. Não estou acreditando nisso!”

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Petrobras eleva em 1,98% preço médio da gasolina nas refinarias

STF decide manter Luiz Carlos Hauly, do Podemos, na vaga de Dallagnol na Câmara

PL das Fake News: Câmara discute limites para empresas de tecnologia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais