O Portal do Norte do Paraná
Região

Prefeitura de Cambé esclarece vídeo de idosa que recebe vacina com seringa vazia

O vídeo de uma aplicação de vacina em uma idosa na cidade de Cambé circulou pelas redes sociais e grupos de WhatsApp neste fim de semana.

No atendimento drive thru, a enfermeira e familiares da idosa percebem no momento na aplicação que seringa está vazia.

Nota de esclarecimento:

A respeito de um vídeo que circula pelas redes sociais, a Secretaria de Saúde de Cambé esclarece:

A operação de vacinação respeita uma logística definida de modo que favoreça a agilidade na aplicação das doses e que mais pessoas possam ser imunizadas em menos tempo.

No momento da aplicação da vacina, ela é aspirada na dose correta e colocada em uma caixa térmica para que permaneça na temperatura adequada enquanto a vacinadora confere a ficha de cadastro, identifica o idoso e recolhe a senha.

Após este processo, a seringa é apresentada para a pessoa que receberá a dose e a imunização é realizada.

No caso relatado no vídeo, equivocadamente uma seringa vazia e não utilizada foi entregue à vacinadora, que a apresentou à pessoa e a acompanhante e elas também não perceberam que que a seringa estava vazia. Assim que a profissional percebeu a falta da dose dentro da seringa, o equívoco foi reparado com a utilização de outra seringa contendo o imunizante.

Após, a equipe foi alertada para redobrar a atenção no processo.
Perante esse caso cabe ressaltar que:

  • As seringas utilizadas possuem uma trava que não permite a sua reutilização, afastando a hipótese levantada por algumas pessoas nas redes sociais de que seria uma seringa reutilizada;
  • Após utilizado, o conjunto seringa/agulha é descartado em recipiente próprio que não permite a retirada;
  • Nenhuma seringa e/ou agulha utilizada é descartada em outro lugar diferente do recipiente adequado.
  • Não existe a possibilidade de se utilizar uma seringa já utilizada anteriormente.
    Infelizmente, para a correção do equívoco constatado, o procedimento precisou ser realizado novamente. Ressaltamos que tal procedimento não apresenta impacto negativo na vacinação. O único incômodo gerado na pessoa é receber uma segunda picada.
    Por fim, a Secretaria de Saúde repudia tamanha exposição da profissional e do caso em questão, com relato de inverdades e acusações das mais diversas sem fundamento técnico e/ou científico.
    Trabalhamos incessantemente e incansavelmente para que o processo de vacinação ocorra de forma rápida e segura. Reiteramos que, depois de mais de 7 mil doses aplicadas, tais atitudes em nada agregam ao processo e lançam dúvidas e desconfianças que não deveriam existir. Todos os profissionais da saúde juraram colocar a sua vida profissional a serviço da humanidade, da saúde e do bem estar dos pacientes. Reiteramos que reparamos o equívoco prontamente e sem maiores prejuízos ao sistema como um todo e principalmente à paciente em questão.
    A campanha de vacinação contra a Covid-19 é um evento como nenhum outro em nosso município. Nossos profissionais estão trabalhando com total transparência, engajamento e dedicação para que a vacinação ocorra da forma mais rápida e segura possível neste momento que todos anseiam pela imunização.
  • Permanecemos à disposição para mais esclarecimentos.

Com informações:Portal Cambé

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Sábado é o “Dia D” de combate à dengue em Rolândia

Rolândia chega a 138 óbitos por Covid-19

PRF socorre criança afogada em piscina em Ibiporã

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais