A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Região  ›  Prefeitura de Cambé e Procon orientam sobre cuidados nas compras de final de ano

Prefeitura de Cambé e Procon orientam sobre cuidados nas compras de final de ano

Publicado em: 9 dez 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Com a chegada do Natal, o comércio fica aquecido e o consumidor precisa ficar atento aos possíveis golpes para não ver a festa acabar em prejuízo e chateação. Desta forma, o Procon de Cambé divulgou orientações em relação aos cuidados que devem ser tomados nas compras de fim de ano.

Conforme o coordenador do Procon de Cambé, Willian Train Junior, ao realizar uma compra online, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o comprador tem a partir do dia do recebimento do produto até sete dias para efetuar a troca ou pedir a devolução do dinheiro, caso se arrependa, não goste do produto ou ele apresente defeitos.

No caso de compras em lojas físicas não existe obrigação de troca ou cancelamento de venda. Por isso é recomendado combinar com o vendedor os requisitos para uma possível troca, como por exemplo: tamanho, cor, modelo etc. “Oriento aos consumidores a fazerem uma pesquisa de preço daquilo que pretendem adquirir. A partir do momento que você efetuou uma compra em uma loja, se no mesmo dia, em outra loja você achar um produto mais barato, você não vai conseguir cancelar a venda”, explica Willian Train Junior.

Segundo ele, também para compras em lojas físicas, quando autorizada a troca, o consumidor não necessita apresentar o cupom fiscal, é obrigatória apenas a presença da etiqueta na peça, pois sem ela o produto pode ser considerado violado.

O coordenador do Procon explica ainda que caso uma loja virtual se negue a realizar a troca ou o cancelamento de uma compra durante os sete dias de arrependimento assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor, é recomendado entrar em contato com o Procon, agendando um horário pelo telefone (43) 3174-2851 ou pelo e-mail: cambepr@procon.pr.gov.br. Também é aconselhado documentar as tentativas de troca, por exemplo por meio de prints de conversas (WhatsApp, e-mail, Instagram) ou por gravações de conversas telefônicas.

Para não cair em golpes orienta-se realizar o pagamento de compras online por meio de cartões de crédito ao invés de boletos. “Muito cuidado com os sites. Pesquise primeiro se o site é confiável, não acredite em preço milagroso. Tem que saber o site que está comprando porque tem muito golpe”, esclarece Willian.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.