O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Praticamente oito em cada dez paranaenses estão imunizados contra a Covid-19

O Paraná deve alcançar nas próximas semanas uma importante marca na vacinação contra a Covid-19. Após ver o número de imunizados (pessoas que tomaram a dose única ou as duas doses da vacina) superar os 9 milhões na última semana, agora o estado caminha para ver a cobertura vacinal superar a marca de 80%, o que significaria que oito em cada dez paranaenses estariam protegidos contra a doença.

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR), até ontem 9.112.408 pessoas haviam completado o ciclo vacinal, sendo que a população do estado, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), soma 11.597.484 pessoas. Isso significa que 78,57% dos paranaenses já estão imunizados contra a Covid-19, aguardando (ou até já tendo tomado) as doses adicionais ou de reforço.

Agora, a expectativa é sobre quando o Paraná alcançará a marca de 80% da população vacinada com as duas doses ou a dose única do imunizante. Considerando a evolução da cobertura vacinal nas últimas semanas, isso deve acontecer nos próximos dias, no mais tardar na próxima semana: 692.207 pessoas no estado já tomaram a primeira dose e aguardam para completar o ciclo vacinal em breve.

Tal marca seria importante por representar que a população paranaense estaria alcançando a chamada imunidade de grupo. Embora seja difícil precisar quanto que é preciso vacinar da população para termos essa imunidade, segundo os cientistas e os cálculos realizados pelos epidemiologistas, estima-se que seria entre 60 e 80% da população, justamente.

Importante ressaltar, entretanto, que as pessoas devem seguir atentas ao cronograma vacinal, mesmo aquelas que já completaram o ciclo vacinal. É que, assim como acontece com a vacina contra a gripe, é necessário, de tempos em tempos, reforçar a imunização, tomando uma nova dose da vacina. Até o momento, 4.581.115 paranaenses já tomaram doses adicionais ou de reforço, o equivalente a 39,5% da população.

Com informações:Bem Paraná

SINTONIZE COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Governador apresenta programa estadual de compliance na CGU

VÍDEO: Paranaense tatua imagem de Ratinho Jr. e pai no braço; “Sou fã”

Cobra News (User)

Janeiro Branco: Paraná reforça a importância dos cuidados com a saúde mental

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais