O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Polícia Civil retoma agendamento online para emissão de RG

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) retomou nesta segunda-feira (9) o agendamento online para confecção de carteiras de identidade no Estado. O serviço pode ser acessado no site www.policiacivil.pr.gov.br, que permite agendar atendimento para emissão de 1ª e 2ª via do documento.

No agendamento online o cidadão consegue selecionar o posto, data e horário do atendimento, no caso de produção de primeira via. Se o usuário já tiver RG é possível consultar a informação no sistema, e neste caso, não precisa agendar atendimento para ir ao posto, pois a segunda via fácil pode ser requisitada totalmente pela internet.

Segundo Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), o agendamento online oferece conforto e agilidade para o cidadão. “É um serviço pioneiro, oferecido pelo Governo do Estado. Não existe no Brasil essa modalidade e estamos dando um salto para desafogarmos a demanda de requerentes que temos em nossos postos”, explica.

2ª VIA FÁCIL – A solicitação da 2ª via da carteira de identidade é possível para quem já teve seus dados digitalizados na PCPR ou no Detran/PR. A ferramenta permite que o usuário faça a atualização remota da foto no RG pelo celular ou computador, oferecendo agilidade, economia e facilidade ao cidadão. Quando o documento estiver pronto deve ser retirado de forma presencial.

PRESENCIAL – Após preencher formulário com as informações necessárias para o atendimento no site, o usuário recebe um protocolo de agendamento com nome, data, hora e local de atendimento, assim como as informações sobre documentos necessários. Quando o RG estiver pronto, o cidadão fará a retirada no posto com uso da biometria.

EVITAR FRAUDE – Devido à ocorrência de fraudes com a suposta venda de agendamentos para emissão da carteira de identidade, o sistema foi reformulado. A partir de agora o site não disponibiliza a abertura da agenda em um horário fixo. Vagas são disponibilizadas ao longo do dia e em blocos. O agendamento é gratuito e feito somente pelo site da PCPR.

Caso o cidadão não possa comparecer no dia e horário marcados, deve cancelar o horário através do site da PCPR para que a vaga seja aberta para outra pessoa.

PREFERENCIAL – Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com deficiência têm prioridade no atendimento e não precisam agendar, de acordo com os termos da Lei Federal 10.048/2000. Em caso de dúvida ou problemas em conseguir agendamento, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento IIPR pelo telefone 41 3200-5001.

Via:AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Boletim semanal da dengue confirma 530 novos casos no Paraná

Moradora de Curitiba ganha prêmio de R$ 1 milhão em sorteio do Nota Paraná

Homem matou casal de irmãos para receber seguro de vida da ex-mulher

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais