O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Polícia Civil fará semana de lives contra o abuso sexual infanto-juvenil

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizará a Semana PCPR de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil com lives diárias no perfil da instituição no Instagram, entre segunda (18) e sexta-feira (22), sempre às 15h. As transmissões ao vivo serão feitas pela conta @pcproficial (instagram.com/pcproficial) e estarão disponíveis a todos os usuários da rede social, que poderão enviar perguntas sobre o tema.

O delegado Alexandre Macorin de Lima, chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, diz que a campanha é de extrema importância para mobilizar e conscientizar toda sociedade para o compromisso de proteger crianças e adolescentes contra o abuso sexual. “O medo, a vergonha e o silêncio ainda são fatores que dificultam que os crimes venham à tona e sejam punidos. Nesta semana vamos divulgar todas as informações sobre como prevenir e como denunciar este tipo de violência.”, finalizou.

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A data comemora 20 anos desde que foi criada pela Lei 9.970 em 2000.

A delegada Ellen Victer, chefe do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da PCPR, explica que será a primeira vez que o trabalho de conscientização será feito pela internet. “No ano passado nós fizemos um evento no parque Barigui, em Curitiba, para orientar as pessoas sobre as formas de denúncia. Mas, devido à pandemia, neste ano será diferente”, disse.

Nesta segunda-feira (18), Macorin irá fazer a abertura da semana de lives. Na sequência, Ellen conduzirá live sobre o tema Abuso ou Exploração Sexual, onde irá diferenciar os crimes e explicar sobre outros delitos que acabam tendo relação com esses.

Na terça-feira (19) será a vez do investigador da PCPR e psicólogo, Flávio Balan, que falará da relação do abuso sexual com o isolamento social consequente da pandemia da Covid-19. Balan irá explorar quais os sintomas costumam ser apresentados pelas vítimas e como perceber os sinais da criança e do adolescente.

A promotora de justiça da Promotoria de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Curitiba, Tarcila Teixeira, será a convidada de quarta-feira (20). Irá expor as estratégias para proteção e monitoramento quando a criança está fora da escola. A exposição será mediada pela delegada Ellen.

O coordenador-geral da força-tarefa Infância Segura da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Hayashi, falará sobre os canais de denúncia, os crimes virtuais relacionados aos abusos e exploração sexual. Além disso, Hayashi irá expor quais ações vêm sendo desenvolvidas no combate a esses crimes. A exposição será mediada pela delegada Patrícia Nobre.

O último dia (15) da semana de combate será realizado por Patrícia, que atua como delegada Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da PCPR em Curitiba. Ela irá oferecer orientações de prevenção ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil, assim como informar as estatísticas desses delitos. Nesse dia, a delegada também irá responder a uma seleção de perguntas que serão enviadas pelo público durante a semana. O delegado Macorin fará o encerramento da semana de lives.

Programação

Segunda-feira (18/05/20) – 15h – acesse: instagram.com/pcproficial

– Abertura

Dr. Alexandre Macorin de Lima – delegado da PCPR

– Tema: Abuso Sexual X Exploração Sexual

Dra. Ellen Victer – delegada da PCPR

Terça-feira (19/05/20) – 15h- acesse: instagram.com/pcproficial

– Tema: O Abuso Sexual e o Isolamento Social

Sr. Flávio Balan – Investigador da PCPR e Psicólogo

Quarta-feira (20/05/20) – 15h – acesse: instagram.com/pcproficial

– Tema: Estratégias de Proteção e Monitoramento: quando a criança está fora da escola

Dra. Tarcila Teixeira – Promotora de Justiça

*Mediação: Dra. Ellen Victer

Quinta-feira (21/05/20) – 15h – acesse: instagram.com/pcproficial

– Tema: Ações da Força-Tarefa Infância Segura: canais de denúncia e crimes virtuais

Dr. Felipe Hayashi – Coordenador-Geral da FORTIS

*Mediação: Dra. Patrícia Nobre

Sexta-feira (22/05/20) – 15h – acesse: instagram.com/pcproficial

– Tema: Orientações acerca da prevenção e respostas às perguntas da semana

Dra. Patrícia Nobre – Delegada da PCPR

– Encerramento

Dr. Alexandre Macorin de Lima – delegado da PCPR

Foto: PCPR

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Idosos vacinados em asilo no Paraná testam positivo

Cobra News (User)

Câmera flagra capotamento na PR-466 em Ivaiporã; veja

Cobra News (User)

Corpo de Bombeiros reforça orientações e cuidados para evitar queimadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais