O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Polícia apreende 70 toneladas a mais de drogas no primeiro semestre

As forças de segurança do Paraná apreenderam 70 toneladas a mais de drogas no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número significa um aumento de 128,3% nas apreensões. Foram 54,5 toneladas de drogas (cocaína, maconha e crack) apreendidos de janeiro a junho de 2019, contra 124,6 toneladas nos seis primeiros meses deste ano.

Os dados são do balanço divulgado terça-feira (28) pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná. “Combater o uso e o tráfico de drogas também é combater a violência”, afirma o secretário Romulo Marinho Soares. “Como secretário e como pai, acredito que seja indispensável focar as forças de segurança no combate às drogas, e é isso que fazemos diariamente em nossas ações preventivas e operações de prevenção e repressão”, afirma.

No primeiro semestre de 2020, as polícias Militar e Civil apreenderam mais de 1,8 tonelada de cocaína (1.886 quilos), um aumento de 185,2% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram apreendidos 661,2 quilos da droga.

Também foram apreendidas 68,4 toneladas a mais de maconha no comparativo com 2019 – subiu de 53,1 para 121,6 toneladas, o que resulta em um aumento de 128,7%.

Já as apreensões de crack, aumentaram 46,3% de janeiro a junho deste ano em relação à mesma época de 2019: foram apreendidos 737,7 quilos no ano passado contra 1,07 toneladas em 2020.

“O tráfico de drogas traz à reboque uma gama imensa de outros crimes. Crimes graves como furtos, roubos, homicídios”, diz o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat. “Ano após ano, a Polícia Civil tem batido recorde de apreensões de drogas e tirado de circulação o maior número possível de traficantes. É a nossa forma de combater esse crime”, explica.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, combater o tráfico de drogas é essencial para garantir uma sociedade mais pacífica às próximas gerações. “Se objetivamos uma sociedade tranquila e mais justa, precisamos combater o narcotráfico, pelo seu caráter deletério de corromper as gerações futuras”, afirma o comandante.

“A Polícia Militar, principalmente por meio dos policiais militares que atuam diuturnamente na fronteira do país e nas rodovias estaduais, apreende maconha, cocaína, crack e outras substâncias sintéticas que são utilizadas pelo narcotráfico para destruir vidas”, declara.

SINTÉTICAS – As apreensões de drogas sintéticas, por sua vez, apresentaram redução: estacsy caiu de 32,4 mil para 25,9 mil compridos apreendidos (redução de 19,8%) nos primeiros seis meses de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. As apreensões de LSD reduziram de 21,6 mil para 8,8 mil pontos (queda de 59,3%).

PREVENÇÃO – Na mesma importância das operações de repressão e prisão de traficantes está a prevenção ao uso e ao tráfico de drogas. A Secretaria da Segurança Pública incentiva a prevenção por meio de Conselhos, programas e outras ações.

“É importante que além das polícias, também famílias e escolas estejam atentos à infiltração das drogas na vida dos jovens. Por isso, o Paraná trabalha com diversas políticas públicas. Bons exemplos são o Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas e o Proerd, que é o programa de prevenção às drogas nas escolas do Paraná, desenvolvido pela Polícia Militar”, enfatiza o secretário Marinho.

O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conesd) pertence à Secretaria da Segurança Pública, mas é integrado também pelas secretarias de Estado da Educação e do Esporte; da Justiça, Família e Trabalho e da Saúde, Ministério Público e o Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas, além de outras instituições públicas e privadas.

Já o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) visa educar os cidadãos, ainda crianças, para que no futuro possam evitar problemas com álcool, drogas e violência.

Durante as aulas, com policiais militares capacitados, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades interativas com grupos em aprendizado cooperativo, projetadas para estimulá-los a resolverem os principais problemas desta fase da vida. O Proerd já alcançou mais de 1,6 milhão de estudantes em todo o Paraná.

AEN

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Sindicato cobra testes de Covid-19 em penitenciárias após mais de 20 casos confirmados em cadeia no Paraná

Com alta de números da Covid, governador do Paraná não descarta volta de medidas mais restritivas

Procon-PR registra mais de 16 mil atendimentos durante pandemia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais