O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Pesquisa avalia as intenções de viagens dos turistas paranaenses

A Paraná Turismo lançou mais uma edição da Sondagem dos Impactos da Covid-19 no setor de Turismo do Estado. Dessa vez, a pesquisa é destinada aos turistas paranaenses e tem como objetivo principal saber quais seus planos de viagem diante da pandemia.

A participação do turista na sondagem é voluntária e pode ser feita até esta segunda-feira (12) pelo link http://www.questionarios.celepar.pr.gov.br/index.php/577375/lang-pt-BR. A pesquisa é realizada pelo Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) e executada pela Paraná Turismo.

O período pandêmico afeta diretamente a intenção de viagem do turista em potencial e, consequentemente, o setor do turismo. Diante desse cenário, o retorno das atividades turísticas depende muito não somente do respeito a protocolos sanitários, mas também de como será o comportamento do turista.

Resultados

Na primeira edição da sondagem, entre 25 de maio e 7 de junho, teve a participação de mais de 2,5 mil pessoas, com margem de erro de 3% e confiabilidade de 95%. Os resultados mostraram que 82% dos respondentes tinham o hábito de viajar pelo menos uma vez por ano e que a principal motivação dos deslocamentos são viagens de lazer (83,6%).

A pesquisa mostrou ainda que antes e durante a pandemia 68,9% tinham viagem programada para o primeiro semestre de 2020 e que 42,4% das viagens nacionais foram canceladas.

Já no período pós-pandemia, 31,7% responderam que farão viagens somente se houver necessidade no segundo semestre deste ano, enquanto que 30,6% exigem que os equipamentos turísticos e meios de transporte adotem protocolos de segurança.

De acordo com Gilce Battistuz, da Gerência de Estatística da Paraná Turismo, o objetivo da pesquisa não é somente saber quais os planos de viagem dos turistas. “O objetivo nesse momento é entender se o nosso turista potencial continua tendo a intenção de viajar, até porque na primeira pesquisa eram os momentos iniciais da pandemia e muitas pessoas estavam preocupadas e não sabiam o que ia acontecer, a questão de segurança e protocolos era ainda muito vago”, explicou.

Diante disso, houve a necessidade de verificar junto ao turista, que já tem maior conhecimento dos protocolos sanitários e quais estabelecimentos e atrativos já retornaram às atividades, se ele ainda tem a intenção de viajar. “Tudo isso é para confirmar se ele ainda tem essa intenção, já verificando nesses próximos meses também a questão da chegada do Verão”, afirmou Gilce.

Fonte: AEN

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Procon-PR multa Cinesystem em R$ 100 mil por prática irregular na cobrança de ingressos

Um milhão de paranaenses não tomaram nenhuma dose de vacina contra Covid

Paraná registra mais de 12 mil novos casos e nove mortes por dengue

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais