O Portal do Norte do Paraná
Região

Pedro Barboza Lopes, um dos fundadores da Grande Londrina, morre aos 82 anos

Um dos fundadores da empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), Pedro Barboza Lopes, morreu aos 82 anos nesta terça-feira (2) de causas naturais. Pedro foi um dos principais empresários da história da cidade como fundador e diretor presidente da Rede P. B. Lopes – Concessionária Scania. Segundo uma nota divulgada pela empresa, ele deixa familiares, filhos, genro, noras, netos e uma grande rede de amigos.

“Nascido em 06 de janeiro de 1939, Pedro Lopes era o primogênito dos pioneiros Amélia Barbosa Lopes e José Lopez Lopez. Empresário do segmento do transporte, atuou ao lado do pai na Irmãos Lopes no tempo em que ainda era concessionária Mercedes-Benz. Também com o pai e o irmão Manoel, trabalhou na Viação Santa Amélia em São Paulo, e na VUL – Viação Urbana Londrinense, serviço de transporte coletivo na cidade de Londrina, que mudaria o nome para TCGL, anos depois”, ressalta o comunicado.

Cargos importantes
Na carreira, Pedro Lopes foi presidente da Assobrasc (Associação Brasileira dos Concessionários Scania), diretor da Sociedade Rural do Paraná (SRP), presidente do Londrina Country Club, além de realizar diversas atividades filantrópicas no extinto Mobral, e também no Lar Anália Franco, na Casa do Caminho e no Hospital do Câncer de Londrina.

Despedida
Sem velório, o sepultamento foi para os familiares mais próximos no Cemitério Parque das Allamandas. “Para aqueles que desejarem prestar uma última homenagem, substituam flores por doações ao Hospital do Câncer de Londrina”, pede a nota.

História
Em 1966, a Irmãos Lopes torna-se Concessionária Scania com filiais em Maringá (PR), Cuiabá (MT) e Rondonópolis (MT). Em 1997, Pedro Barboza Lopes e os irmãos Manoel, Maria e Zeca decidem dividir os negócios e iniciar uma nova etapa.

A Rede P. B. Lopes & Cia. Ltda. inicia as atividades em 1997, herdando o comando das filiais da Scania em Londrina e Maringá. No ano 2000, a P. B. Lopes adquire os territórios de Mato Grosso do Sul e sudoeste do estado de São Paulo e inicia a retomada de crescimento, com um ritmo intenso de trabalho, contribuindo de forma efetiva para a história do transporte brasileiro, como uma das principais concessionárias Scania do Brasil.

Com informações:Tarobá News

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Texto em homenagem a Eduarda Shigematsu circula nas redes sociais

Cobra News (User)

Média de idade dos contaminados pela covid-19 em Cambé é de 42,4 anos

Postinhos de Rolândia têm vacina contra febre amarela

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais