O Portal do Norte do Paraná
Política

Pedido de CP contra prefeito de Rolândia é protocolado na Câmara

Um pedido de Comissão Processante (CP) contra o prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto (PSDB), por improbidade administrativa foi protocolado na última segunda-feira (26) às 17h55 pelo vereador Rodrigão (SD). O documento foi para o setor jurídico da Câmara, que deu um parecer recomendando que alguns pontos do documento sejam esclarecidos e regularizados. A decisão está nas mãos do presidente da Câmara, Alex Santana (PSD), que até esta sexta (30) pode determinar se a leitura da CP será feita na sessão de segunda (2). Se for lido o pedido, a criação da CP terá de ser votada na mesma sessão.

Rodrigão apresentou o pedido de CP baseado nos depoimentos colhidos pelo promotor Renato de Lima Castro, que investigam irregularidades que supostamente envolvem o prefeito, a primeira-dama, Nilza Francisconi, que é médica concursada do município, a ex-secretária de Saúde Rosana Alves e o ex-subprocurador Lucas Fernando da Silva.

Segundo o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), há indícios de ilegalidades na contratação de empresas terceirizadas prestadoras de serviços médicos e pagamentos indevidos por serviços não realizados por Nilza.

A promotoria detalhou na ação que Francisconi autorizou, ilicitamente, o pagamento de plantões realizados aos sábados pela esposa na unidade de pronto atendimento, mesmo a médica não constando nas escalas de plantões na unidade, e o pagamento de salários à esposa mesmo ela não cumprindo totalmente a carga horária de 40 horas semanais. “O depoimento dele [Francisconi], mostra que ele estava a par da situação”, afirmou o vereador.

O rito da CP

Em seguida da leitura, na mesma sessão, a abertura ou não da CP contra Francisconi já entra em votação única. São necessários sete votos para que a comissão seja instalada, correspondente a dois terços dos parlamentares. Rodrigão acredita que, quando a CP entrar em votação, será aprovada pelos vereadores e terá até votos dos colegas que foram contra a última Comissão Processante.

Por ter apresentado o pedido, Rodrigão não poderá votar a favor da abertura da CP e sua vaga será ocupada pelo suplente, Paulo Sérgio de Jesus, o Ratolino, do Avante, que fez 790 votos na eleição de 2016. Se os vereadores decidirem pela abertura da CP, o sorteio dos membros é feito na mesma sessão.

A maior bancada, com três vereadores é a do PSC. Portanto, o partido tem direito a uma vaga na CP. As outras duas vagas são divididas entre os demais partidos. Entre os membros, é definido o presidente, relator e membro. O prazo da CP é de 90 dias ininterruptos a partir da intimação de Francisconi.

Para a conclusão, é realizada uma sessão para a apresentação do relatório. Caso essa CP constate que de fato Francisconi seja culpado por essas ações, o relatório poderá pedir sua cassação por improbidade administrativa.

Se o pedido for pela cassação, é preciso mais uma vez dois terços dos vereadores votando a favor, ou seja, sete votos. “Se decidirem absolver e forem contra o relatório pela cassação, eles deverão reprovar o relatório ou terem os dois terços para cassar”, explicou o procurador da Casa, Valter Akira. Ratolino volta a ocupar a vaga de Rodrigão para a votação do relatório.

Via Jornal de Rolândia

Foto: Reprodução/Facebook

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

A pedido da PGR, Toffoli autoriza inquérito contra senador Sergio Moro

Cobra News (User)

Criai incentiva o “Apadrinhamento Afetivo” durante audiência pública na Alep

Lula fecha 2023 com visitas a 24 países e 75 dias fora do Brasil

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais