O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Partidos terão que dividir recursos e tempo de TV entre negros e brancos já em 2020

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, acatou ação do PSOL determinando que os partidos terão que repartir recursos de seu fundo eleitoral e os seus tempos de rádio e televisão igualmente entre candidatos brancos e negros já nas eleições municipais deste ano.

Na ação, o PSOL contestou decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou que tal partilha só teria início a partir da disputa de 2022.

No ano passado, a deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ) apresentou ao TSE uma consulta sobre a possibilidade de destinação de vagas e divisão proporcional do fundo eleitoral, bem como dos demais recursos de campanha, para candidatos negros, nos moldes do que é feito para candidaturas de mulheres.

Em agosto, o tribunal decidiu que os partidos terão que destinar recursos do fundo eleitoral de maneira proporcional à quantidade de candidatos negros e brancos a partir das eleições de 2022, aplicando regra similar à propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio.

O PSOL recorreu para que a medida valesse já para esse ano.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Caixa 2 é o crime eleitoral mais apurado pela PF

Brasil registra média de novos casos de Covid acima de 75 mil por dia pela primeira vez na pandemia e passa de 12 milhões

Bolsonaro sanciona com vetos projeto que limita ICMS sobre combustíveis

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais