O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná terá exame de DNA gratuito

O Paraná terá um laboratório que vai permitir a execução de exames de DNA para os beneficiários da justiça gratuita de todo o Estado. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os parceiros foi feita, nesta quarta-feira (04), pelo governador Ratinho Junior, o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Aldalberto Xisto, pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacóia e pela presidente Ângela Mendonça, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), que destinou recursos do Fundo da Infância e Adolescência (Fia) para a viabilização do programa.

“Um belo trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em desenvolver e articular essa demanda fantástica. A parceria entre poderes e demais órgãos de Estado é fundamental e vai levar muita alegria às famílias paranaenses que vivem esse drama, e às vezes com os próprios jovens que passam a vida muita sem saber quem são seus pais biológicos”, destacou o governador Ratinho Junior.

De acordo com o secretário Ney Leprevost, o Paraná sai na frente com a implantação do laboratório de DNA, concedendo o direito da criança e do adolescente conhecer a sua origem genética, amparado pelo princípio da dignidade.

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente repassou R$ 1,1 milhão para serem utilizados em procedimentos técnicos de até mil casos de investigação por ano, durante quatro anos, para comprovação de paternidade de crianças e adolescentes que tenham direito ao benefício da justiça gratuita ou assistência judiciária no Estado do Paraná.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa, parabenizou a iniciativa.

“Toda criança tem o direito de levar o nome de seus pais! Aqui, vai os meus parabéns à iniciativa do Governo do Estado que, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, Tribunal de Justiça e Ministério Público, tirou do papel mais um programa importante para as crianças em situação de vulnerabilidade: agora, o Paraná garante o DNA gratuito para identificação de paternidade”.

Com informações da Sejuf

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Solicitação de histórico escolar na rede estadual passa a ser apenas no formato digital

Servidores públicos do Paraná não aceitam nova proposta do Governo

Professores da Universidade Estadual de Londrina, paralisam as atividades nessa terça-feira (11).

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais