O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná tem primeiro óbito por dengue no período epidemiológico

O informe quinzenal da dengue divulgado nesta terça-feira (22) pela Secretaria da Saúde do Paraná soma 578 casos no período epidemiológico, que começou a ser monitorado em 26 de julho. Foi confirmado o primeiro óbito do período, que aconteceu em Apucarana, no Vale do Ivaí.

A vítima era uma mulher de 63 anos, portadora de cardiopatia e doença autoimune. O município registra, atualmente, 4 casos confirmados de dengue e 40 notificações de suspeitas.

Foram registrados 205 novos casos da doença nos últimos quinze dias e 93 municípios apresentam casos confirmados de dengue – 13 a mais que o boletim anterior, que trazia 80 cidades com confirmações. De acordo com o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, a dengue é fator de preocupação do Governo do Estado durante todo o ano.

O Estado viveu a maior epidemia de dengue no período anterior, totalizando mais de 220 mil casos e 177 óbitos. O primeiro óbito confirmado deste período está registrado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação e no Sistema de Informações de Mortalidade.

O informe totaliza 3.468 notificações para a dengue em 229 municípios paranaenses. Para a Chikungunya, são 14 notificações e para a Zika, duas.

Enfrentamento

Neste momento, a Secretaria da Saúde do Paraná finaliza o Plano de Ação para o Enfrentamento da Dengue, Zika vírus e Chikungunya, elaborado pela Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde. O plano compreende os 5 componentes do Programa Nacional de Controle da Dengue, que são vigilância epidemiológica, controle vetorial, assistência, gestão e comunicação. Será apresentado brevemente para aprovação da Comissão de Intergestores Bipartite, reunindo gestores das esferas estadual e municipal.

Com informações da AEN

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Pandemia tirou do mercado mais de 9 mil lojas no Paraná; o quinto maior número no País

Saúde começa a distribuir nesta terça vacinas contra Covid-19 para trabalhadores da educação

Cobra News (User)

Direitos garantidos: Paraná já emitiu 7,8 mil carteiras do autista

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais