O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná soma 10 casos de varíola dos macacos, diz Sesa

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirmou, nesta segunda-feira (18), mais quatro casos de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, em Curitiba. Com isso, o Paraná soma 10 diagnósticos positivos para a doença – todos registrados na capital.

Os pacientes são homens com idades entre 25 e 38 anos e possuem histórico de viagem ou contato com caso confirmado.

Há ainda, outros 11 casos em investigação nos municípios de: Curitiba (7), Foz do Iguaçu (1), Londrina (1) e Maringá (1), além de um caso de um residente do estado de São Paulo que está em tratamento em Umuarama.

O Paraná descartou nove casos nas cidades de: Campina Grande do Sul (1), Cascavel (1), Curitiba (3), Maringá (1), Pinhais (1), Ponta Grossa (1) e São José dos Pinhais (1).

As amostras de todos os pacientes foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.

Monkeypox

A varíola dos macacos é uma doença viral. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.

A infecção causa erupções que, geralmente, se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Via:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Oito pessoas são presas e um PM fica ferido após confusão no Centro Cívico

Cobra News (User)

Motociclista sofre ferimentos graves após queda em Londrina

Paraná é o maior produtor de carne suína para consumo interno, aponta boletim do Deral

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais