A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Paraná registra mais 132 confirmações e chega a 2.704 casos de dengue no ano epidemiológico

Paraná registra mais 132 confirmações e chega a 2.704 casos de dengue no ano epidemiológico

Publicado em: 16 fev 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

O número de casos confirmados de dengue no Paraná chegou a 2.704, de acordo com boletim divulgado, nesta terça-feira (16), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na comparação com o informe da semana anterior, foram registrados 132 novos diagnósticos. Há casos confirmados em 205 municípios, entre os 399 do estado.

O relatório considera o ano epidemiológico que começou em agosto de 2020 e vai até o final de julho de 2021.

O total de óbitos pela doença se manteve em seis vítimas. Foram duas mortes por dengue em Foz do Iguaçu, e uma morte em cada uma das seguintes cidades: Apucarana, Assaí, Cambé e Londrina.

No período, conforme a secretaria, o Paraná registrou 28.463 notificações para a dengue, em 342 cidades. São 1.538 notificações a mais do que na semana anterior.

Ainda de acordo com a Sesa, do total de 2.704 casos, 2.254 são considerados autóctones – quando os pacientes contraem a doença na cidade onde moram – e outros 16 casos são importados de cidades fora do Paraná.

Cidades com maior número de casos de dengue:

  • Sengés: 389;
  • Londrina: 287;
  • Foz do Iguaçu: 206;
  • Serranópolis do Iguaçu: 194;
  • Paranaguá: 178;
  • Ubiratã: 102;
  • Paranavaí: 81;
  • Rolândia: 80;
  • Cascavel: 77;
  • Kaloré: 75;
  • Maringá: 70.
Estado tem 28.463 notificações da dengue, em 342 municípios, de acordo com o relatório da Sesa — Foto: Breno Esaki/SES

Estado tem 28.463 notificações da dengue, em 342 municípios, de acordo com o relatório da Sesa — Foto: Breno Esaki/SES

Zika e Chikungunya

O Paraná registra, até esta terça-feira, cinco casos confirmados de Chikungunya, de acordo com o boletim. São quatro casos autóctones, e um importado.

O total de notificações para a doença, no ano epidemiológico, é de 107.

Segundo o relatório, o estado tem 37 notificações para Zika vírus, sendo que um caso foi confirmado, na cidade de Cambé.

Sintomas

A Sesa alerta que o estado enfrenta estado de alerta de dengue. A doença, segundo a secretaria, apresenta sintomas como febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, atrás dos olhos e vermelhidão pelo corpo.

No período de até sete dias, a temperatura do paciente começa a cair e os sintomas, geralmente, regridem, conforme a Sesa.

Nos quadros mais graves, segundo a secretaria, os pacientes apresentam dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, entre outros sintomas.

Saiba como reconhecer os sintomas da dengue  — Foto: Arte/G1

Saiba como reconhecer os sintomas da dengue — Foto: Arte/G1

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.